The Poseidon Adventure/The Paper Chase/Conrack
Música composta e regida por
John Williams

Selo: Film Score Monthly
Catálogo:
FSM Silver Age Classics Vol. 1 Nº 2
25 Faixas

Duração: 75:53
Cotação:


Comentário de
Miguel Andrade

 

Como na maioria das edições da FSM, este primeiro CD dedicado a John Williams nunca tinha sido lançado comercialmente, nem mesmo em LP, e  tem também a particularidade de abraçar três trabalhos menos conhecidos do compositor. A capa dá destaque ao trabalho mais célebre dos três, o filme catástrofe The Poseidon Adventure, apenas disponível num EP japonês com excertos e em CD pirata durante alguns anos. The Paper Chase apenas teve disponível o tema transformado em canção lançado em 1973, e Conrack só seria conhecido por quem tivesse visto o filme. De particular interesse nesta edição é o fato de incluir toda a música disponível, incluindo source music composta e/ou dirigida por Williams.

Para The Paper Chase, Williams gravou vários excertos do Concerto in D Major para 3 trompetes, 2 oboés, tímpano, cordas e contínuo de Georg Philip Telemann, associados a uma das personagens, mas apenas um destes sobreviveu, aparecendo neste CD na faixa 10. Williams também escreveu um arranjo para orquestra da Pequena Fuga em Sol menor para órgão de J.S. Bach, que serviu para musicar uma cena em que os protagonistas estão a estudar. Outras seqüências que apresentam os personagens nas suas atividades estudantis continuam a ser musicadas com música original, mas à moda barroca. O restante da partitura é baseada no love theme, que surge tanto em arranjos pop (faixa 1) ou usado como acompanhamento dramático (faixa 4 "Be Irrational", faixa 7 "Thinking of Susan" e faixa 11 "Real Identity"). Material com uma orientação mais pop pode ser ouvido em "Kevin's House" e "Kevin's Tutor" (faixas 5 e 8), mas o ponto alto desta partitura é a ambiental e misteriosa "The Passing of Wisdom", peça que usa alguma da mesma escrita que Williams usará anos mais tarde em Close Encounters of the Third Kind.

Segue-se um excerto de seis minutos de Conrack, a única música que sobreviveu desde a gravação original. Na mesma linha de outros trabalhos de Williams para filmes passados no interior da América, este "Main Title" faz lembrar The Missouri Breaks e deixa antever The River e Rosewood, com solos para guitarra e flauta, enquanto que as passagens que fazem maior uso da orquestra recordam The Cowboys. Apesar de esta ser a única música que poderemos ouvir fora do filme, Williams compôs apenas cerca de 15 minutos de música para este filme de Martin Ritt (Pete'n'Tillie, Stanley and Iris). Um dos melhores momentos do CD.

Chegamos então à partitura que merece o destaque da capa. A mais conhecida das três, é provavelmente um trabalho menor de Williams no gênero do filme catástrofe. O "Main Title" de The Poseidon Adventure acaba por ser o momento memorável, com a forte introdução do tema pelas trompas. O tema conclui com um glissando repetido incessantemente nas cordas que Williams exploraria anos mais tarde em Close Encounters of the Third Kind. Há passagens cheias de uma atmosfera tensa e outras que deixam revelar momentos de ação, ligados à tentativa de os vários personagens se salvarem. Em muitas das faixas o tema principal surge, nos mais variados arranjos, mas sempre para sugerir a ameaça que os protagonistas enfrentam. Há efeitos percussivos no piano para gerar tensão, uma das marcas registradas de Williams. E há também uma faixa de source music, no tom pop dos anos 70 em "To Love". O esforço de Lukas Kendall e dos seus companheiros teve frutos ao descobrirem um love theme, "Rogo and Linda", que não foi usado no filme e que contem uma lindíssima passagem para flauta, acompanhada pelas cordas.

"Death of Belle" começa com as cordas a criarem mais um momento atmosférico, passando depois para uma variação, algo elegíaca do tema principal, mas ondulando-se com efeitos atonais e dissonantes por parte das cordas, com forte participação da harpa. "Hold your Breath", tem um tom muito mais otimista, com uma breve passagem para flauta, impondo depois um ritmo urgente, novamente com a presença da harpa. Após isto as madeiras e cordas regressam às passagens atmosféricas. Apropriadamente, o "End Title" inclui um retrabalhar do tema principal, após um início com um crescendo de tensão (enquanto os protagonistas se aproximam da saída do navio acidentado). Uma ótima forma de começar uma série de álbuns dedicados a um dos grandes de Hollywood, com três trabalhos desconhecidos por muitos, e apresentados com a melhor qualidade possível (a deterioração das fitas não permitiu melhor qualidade em algumas faixas).

CDs COMENTADOS