Raiders of The Lost Ark - ExpandIDO
Música composta e regida por John Williams, interpretada pela London Symphony Orchestra 

Selo:
DCC Compact Classics
Catálogo:
DUN90
Ano: 1995

19 Faixas

Duração: 73:30
Cotação:


Comentário de
J
orge Saldanha e Ricardo Augusto de Souza da Silva

 

Caçadores da Arca Perdida, clássico trabalho de John Williams, por muito tempo foi recebeu um tratamento indigno da sua qualidade, por parte da gravadora Polydor. Quando do lançamento em LP, em 1981, a gravadora não editou um álbum duplo, provavelmente não apostando em um sucesso de vendas. Quando do advento do CD, foi uma das primeiras trilhas lançadas no formato  (em versão idêntica ao LP original), mas rapidamente esgotou-se e incompreensivelmente foi retirada de catálogo. Por anos, a única edição disponível foi a japonesa, que a exemplo do LP original omitia uma considerável quantidade de músicas.

Finalmente, em 1995, a gravadora DCC adquiriu os direitos da trilha junto à Lucasfilm e lançou esta caprichada edição remasterizada e expandida do score. Não todas as músicas da partitura, mas a sua grande maioria, foram incluídas, com excelente qualidade sonora. O encarte foi bem produzido, com fotos dos bastidores e comentários de John Williams sobre as músicas, além de storyboards impressos em papel couché. As composições são apresentadas da forma em que são ouvidas no filme.

Os
grandes momentos não se resumem à “Raiders March” (o famoso tema do herói Indiana Jones), mas chegam em faixas antológicas como “The Map Room: Dawn” (onde temos o desenvolvimento completo de uma das melodias mais belas já compostas por Williams, o tema da Arca, com coral e orquestra evocando o poder divino), “The Well of Souls”, “Desert Chase” (magnífica faixa de ação, de tirar o fôlego como a cena a que serve) e nos "End Credits", todas interpretadas com força pela London Simphony Orchestra. Um CD extremamente recomendado, tanto pela importância da música, como pela sua esmerada produção. Enquanto isso, ainda aguardamos uma nova edição de Indiana Jones and The Temple of Doom...

CDs COMENTADOS