THE REEL QUINCY JONES
Música composta por Quincy Jones

Selo:
HIP-O
Catálogo:
40168
Cotação:

Comentário de
J
orge Saldanha

 

Talentoso trumpetista de jazz, arranjador, compositor e produtor, Quincy Jones iniciou sua carreira no final dos anos 50. Em seus discos, gravados ao longo principalmente das duas décadas seguintes, Jones incorporou ao seu jazz o soul, o rock e até mesmo o country, utilizando-se de muitos dos maiores instrumentistas e vocalistas de cada gênero. Como produtor, lançou ao estrelato grandes nomes da música negra americana, como os Brothers Johnson e Michael Jackson (os três primeiros CDs solo de Jackson foram por ele produzidos). Além de tudo isso, nas décadas de 60 e 70, Jones compôs diversas trilhas para o cinema americano, criando scores jazzísticos e soul.

Este CD da HIP-O é uma ótima amostra do trabalho cinematográfico de Jones, e é importante pelo fato de que a maior parte de suas faixas eram, até seu lançamento, inéditas em CD. Podemos ouvir temas que abrangem  filmes estrelados por Sidney Poitier e que precederam o gênero blaxploitation (The Lost Man, No Calor da Noite, Noite Sem Fim), western (O Ouro de Mackenna), romance (John & Mary), drama (A Cor Púrpura, The Pawnbroker) e séries de TV (Têmpera de Aço, The Bill Cosby Show).

Os mais antigos se lembrarão do tema de They Call Me Mr. Tibbs como a música dos comerciais do cigarro Pall Mall, e a faixa "Money Runner" (de Dollar$) foi muito utilizada em comerciais e novelas da Globo nos anos 70. E "Soul Bossa Nova", extraída de um disco de jazz de Quincy Jones (que contou com a participação de Lalo Schifrin no piano), acabou consagrando-se em 1997 como o tema da comédia de grande sucesso Austin Powers.

CDs COMENTADOS