THE RIVER
Música composta e regida por
John Williams

Selo:
Varèse Sarabande
Catálogo:
VSD-5298
Ano: 1984

Faixas:
1. The River
2. Growing up
3. The Pony Ride
4. Love Theme from The River
5. The Ancestral Home
6. Rain Clouds Gather
7. From Farm to Factory
8. Back from Town
9. Tractor Scene
10. A Family Meeting
11. Young Friends Farewell
Duração: 34:64
Cotação:


Comentário de
Jarbas Elias Abdala

 

Falar sobre a trilha de O Rio do Desespero, é como falar de um bom filho ou um amigo mais chegado. Tudo começou há cerca de 10 anos, quando numa de minhas viagens para Curitiba encontrei numa loja duas trilhas de John Williams: Esta de The River, e Superman (a primeira edição em CD). Como só tinha condições de comprar uma delas, pedi uma sugestão do vendedor e, após ouvir dele que seria melhor deixar Superman para mais tarde, visto que seria muito mais fácil encontrar esta trilha novamente, levei The River para casa.  Esta foi a quarta colaboração entre John Williams e o diretor Mark Rydell, e como das outras vezes, bastante frutífera. O filme conta a história de uma família do interior dos Estados Unidos que se vê às voltas com diversos problemas, como a inundação de suas plantações, causadas pelas cheias de um rio, um velho conhecido disposto a comprar as fazendas da região e a busca de melhores condições de trabalho na cidade.

Para esta trilha, Williams contou com a acertada colaboração de três ótimos instrumentistas: Jim Walker (flauta), Warren Luening (trompete) e Tommy Tedesco (violão). Cada um destes instrumentos, em seus respectivos solos, parecem remeter a importantes  temas do filme: a flauta nos liga ao rio e as chuvas (fonte de alegrias e tristezas), o trompete trata do amor romântico entre o casal de protagonistas (vividos por Mel Gibson e Sissy Spacek) e o violão representa a vida na fazenda. Acompanhados da orquestra, eles dão vida à história musical do filme e transmitem muito bem o espírito do interior americano. Aqueles mais habituados ao Williams de Star Wars e Indiana Jones terão uma surpresa (para mim muito gratificante) ao ouvir este trilha de um estilo muito menos sinfônico, mas nem por isso menos eficiente. Pelo contrário.

Os destaques ficam por conta das faixas "Growing Up", "The Pony Ride" (com um dueto maravilhoso de violões) e "Young Friends Farewell" (flauta e violão). E para quem sempre guarda uma predilação pelo som orquestral, pode se deliciar com "The Ancestral Home", que acompanha uma das cenas mais dramáticas do filme (assistam e comprovem). Como mencionei certa vez para um colega, perguntando a respeito desta trilha, minha resposta foi a seguinte: é uma pérola de música escondida num filme pouco conhecido. E felizmente, durante estes últimos 10 anos, tenho descoberto e redescoberto esta pérola toda vez que começo a ouvir os primeiros acordes da faixa "The River".
Ainda em tempo: Tommy Tedesco, falecido em 1997, também trabalhou com John Williams na trilha de Tubarão, onde foi o responsável pelos sons “underwater” tirados de  seu violão.

CDs COMENTADOS