STARGATE: ATLANTIS
Música composta por Joel Goldsmith, regida por Nicholas Dodd


Selo: Varèse Sarabande
Catálogo: 302 066 700 2
Ano: 2005
Faixas:

1. Main Title
2. Atlantis Takes Flight
3. Rogue Drone
4. Messages
5. Weir Speaks
6. Gate To Atlantis
7. Atlantis Wakes
8. Tayla’s Village
9. Wraith Abductions
10. The Hologram
11. The Rising
12. Wraith Lair
13. Dart Battle
14. The Rescue
15. O'Neill Inbound
16. Our New Home, Atlantis

Duração: 42:18

Cotação:

Comentário de
J
orge Saldanha

 

Stargate: Atlantis é uma série de TV derivada de Stargate SG-1 (ambas exibidas no Brasil pelo canal pago Fox) que, por sua vez, baseou-se no longa-metragem dirigido em 1994 por Rolland Emmerich, Stargate. O filme marcou o primeiro grande trabalho de David Arnold, e ainda é considerado um dos melhores (se não o melhor) scores do jovem compositor britânico. A série SG-1, lançada em 1997 e ainda em produção, aproveitou o tema principal do filme, que para ela foi adaptado por Joel Goldsmith – filho do saudoso Jerry, até agora relegado a produções de menor importância e programas de TV – que também compôs um tema inédito para os créditos finais e trilhas incidentais para o piloto e vários episódios, nos quais adaptou outros temas do filme.

Stargate: Atlantis, surgida em 2004, foi a oportunidade de Joel Goldsmith criar para a franquia um trabalho completamente desvinculado das composições de David Arnold, ainda que, talvez para conservar a unidade temática, certos acordes remetam a elas. Neste sentido, talvez não seja mera coincidência o fato de Joel utilizar o orquestrador e regente habitual de Arnold, Nicholas Dodd. Com a estréia do segundo ano da série, a Varèse Sarabande lançou este álbum contendo a trilha incidental do episódio piloto, e nele é fácil constatar que Joel, conscientemente (em homenagem ao seu ilustre pai) ou não, seguiu a ilustre tradição e o estilo de Jerry Goldsmith, em uma música orquestral que não dispensa, eventualmente, samplers e eletrônicos. Só para lembrar, Joel já havia absorvido perfeitamente o estilo paterno quando com ele dividiu as responsabilidades pela partitura de Star Trek: First Contact, cujo CD infelizmente omite boa parte de sua ótima contribuição.

Indiscutivelmente o destaque do álbum de Stargate: Atlantis é o tema central que inicia o CD, e que valeu a Joel uma indicação ao Emmy. Ainda que os stacattos iniciais continuem recordando a música do filme original, logo temos uma nova e bem desenvolvida melodia, associada à equipe exploradora da abandonada cidade de Atlântida, entoada de forma épica pelas trompas e completada por uma seção de coral - na realidade, emulada com qualidade por sintetizadores. Não há muito mais a dizer, exceto que a indicação ao Emmy foi justíssima, uma vez que, com seu pouco mais de um minuto de duração, se trata de um dos melhores temas compostos nos últimos anos para a televisão. Além de estar presente no “Main Title”, este tema é repetido em "O'Neill Inbound" (a primeira vez que o ouvimos no episódio piloto, que não possui a introdução presente nos demais), e novamente em uma excelente versão de cordas na última faixa do CD, que por sua vez marca o epílogo do episódio. Portanto, no que se refere ao tema, Joel demonstrou ter realizado um trabalho de categoria superior. Mas e quanto à trilha incidental, teria também ela atrativos a acrescentar a este ótimo tema?

Felizmente, Joel demonstra ter se inspirado o suficiente para criar composições de temática variada e que conseguem transmitir todas as harmonias associadas à nova série. Assim, temos música étnica (“Tayla’s Village”, que lembra seu trabalho para a minissérie Helen of Troy), segmentos com um senso épico digno de cinema (“The Rising”) e até mesmo agradáveis melodias introspectivas como “Atlantis Awakes”. Há também material de ação, como em “Rogue Drone” ou “The Rescue”, onde Joel adota padrões rítmicos notadamente baseados no trabalho paterno, e ainda que não sejam tão elaborados, são utilizados de modo efetivo.

CDs COMENTADOS