SHAFT (1971)
Música composta e interpretada por Isaac Hayes

Selo:
Stax
Catálogo:
88002-2
Cotação:

Comentário de
J
orge Saldanha

 

Tendo chegado às telas uma nova versão do clássico blaxploitation Shaft, vale a pena conferir não apenas a nova trilha, mas também relembrar o clássico álbum de 1971. O único Oscar do filme foi o de melhor canção ("Theme from Shaft" ), graças à arte do maior astro que a Stax Records já teve, o cantor e arranjador Isaac Hayes. Shaft e sua trilha estabeleceram o estilo dos filmes black que surgiriam nos  anos seguintes.

A faixa-título é um dos mais memoráveis temas já compostos para o cinema: iniciando com uma forte cadência ditada pelo prato da bateria, logo complementada por uma então original e depois muito imitada guitarra wah-wah, o tema resume toda a trama do filme em três minutos. As letras, cortesia da maestria de Hayes, ao mesmo tempo satirizam e glamurizam o herói.

O resto da trilha é forte, com temas românticos ("Ellie´s Love Theme”), muitos metais, faixas flertando com o jazz e ritmo contagiante ditado por baixo e bateria. A inacreditável "Do Your Thing" inicia como uma espécie de balada urbana, e termina como uma apoteose de guitarra, baixo, órgão Hammond, metais e vocais surrealistas dos The Bar-Kays, com quase 20 minutos de duração.

É interessante notar que o álbum, o maior sucesso de vendas de Hayes (originalmente um LP duplo), inclui apenas a source music ouvida no filme, não tendo sido incluída nenhuma composição do underscore.

CDs COMENTADOS