SHATTERED GLASS
Música composta por Mychael Danna


Selo:
Thrive Records
Catálogo:
90716-2
Ano: 2003

Faixas:
1. A Little Bit Humble
2. TNR
3. Kelly's Goodbye
4. 16,800 Magazines
5. Fact Check 
6. Night Shift 
7. Forbes.com 
8. There is a State Called Nevada
9. Conference Call 
10. Stop Pitching 
11. Explain 
12. If You Remain Silent 
13. Epilogue

Duração: 23:21
Cotação:


Comentário de
Mariano J. Sister

 

O cinema volta colocar em sua mira o “Quarto Poder” e a função que exercem os meios de comunicação em nossa sociedade. Em Shattered Glass temos a oportunidade de conhecer Stephen Glass (Hayden Christensen), um jovem e inteligente jornalista proveniente das hostes do jornal The New Republic, que da noite para o dia salta ao estrelato, graças a uma série artigos publicados em revistas como Rolling Stones e Forbes. Mas a verdade não tardou a chegar, e foi comprovado que Glass havia escrito textos apócrifos em troca de um vultoso benefício econômico (o filme é baseado em fatos reais).

Esta história de espírito urbano contou com Mychael Danna vindo de sua rápida passagem musical por Hulk – lembremos que sua partitura foi rejeitada e mais tarde substituída pela música de Danny Elfman. Aqui Danna decidiu deixar de lado as exóticas atmosferas que se encontravam em Kama Sutra ou Monsoon Wedding, as luxuosas orquestrações do drama testemunhal Ararat ou o singular “sinfonismo” que se ouvia no neo-western chamado Ride With The Devil.

Para esta nova partitura, o exíguo pressuposto e a economia de recursos com que contavam levou Danna e seu orquestrador habitual, Nicholas Dodd, a planificar uma partitura em que os sintetizadores - dosados inteligentemente - se convertem na grande estrela, junto à excelente combinação de uma série de instrumentos solo, como oboé, piano (instrumento favorito de Danna), violinos e uma harpa.

Como resultado, temos uma sofisticada partitura, ágil e moderna, que pode soar por vezes suave e estranhíssima. Este é o claro exemplo de que, envolvido em um projeto, um talentoso compositor consegue superar qualquer limitação de meios.

 

 

 

CDs COMENTADOS