SKY CAPTAIN AND THE WORLD OF TOMORROW
Música composta por Edward Shearmur


Selo:
Sony Classical
Catálogo:
SK 92932
Ano: 2004

Faixas:
1. The World Of Tomorrow
2. The Zeppelin Arrives 
3. The Robot Army 
4. Calling Sky Captain 
5. Back At The Base 
6. The Flying Wings Attack 
7. An Aquatic Escape 
8. Flight To Nepal 
9. Treacherous Journey 
10. Dynamite 
11. Three In A Bed 
12. Finding Frankie 
13. Manta Squadron 
14. H-770d 
15. Flying Lizard 
16. Totenkopf's Ark 
17. Back To Earth 
18. Over the Rainbow- Jane Monheit

Duração: 57:50
Cotação:


Comentário de
Iordan Stoitchkov

 

Capitão Sky e o Mundo de Amanhã (2004) é um desses filmes difíceis de classificar ou qualificar. Por um lado, evoca o espírito aventureiro típico das histórias clássicas, brilhantemente representado nos anos 30 em filmes e seriados, e resgatados mais recentemente por Indiana Jones e Rocketeer. Mas por outro lado, não consegue transmitir a magia narrativa tão característica dos últimos títulos citados. Se bem que devemos mencionar que tanto os espetaculares efeitos especiais, como as atuações de Jude Law, Gwyneth Paltrow e uma esquisita Angelina Jolie (como uma vilã), fazem deste filme uma verdadeira festa para os amantes das aventuras e da ação.

Igualmente difícil de qualificar é a trilha sonora que acompanha a aventura, composta por Edward Shearmur. Se por vezes o jovem talento demonstra que é capaz de criar música à altura dos melhores scores do gênero que integram as coleções dos fãs, por outras as suas intermináveis imitações do estilo tão característico de John Williams, convertem esta obra em algo pouco mais que assimilável. O tema principal do filme, "The World of Tomorrow", é uma marcha pomposa, onde se destacam os trompetes e a percussão. É precisamente neste tema onde ficam mais evidentes, mais que em qualquer outro lugar, as semelhanças com o estilo de Williams. Em sua introdução, ele tranqüilamente poderia ser confundido como alguma melodia perdida do maestro. O tema principal é utilizado por Edward Shearmur em inúmeras variações ao longo do álbum, destacando-se fundamentalmente em faixas  como "Calling Sky Captain", "Finding Frankie" e "Back to Earth".

Em "The Zeppelin Arrives" Shearmur introduz um segundo tema, muito mais sinistro e representativo dos vilões do filme. Aqui as cordas e os metais levam vantagem, acompanhados por uma animada gama de percussão. Os motivos de ação são constantes durante todo o score. Grandes fanfarras, muita percussão e emocionantes acompanhamentos de madeiras e cordas, brilham em faixas como "The Robot Attack", "An Aquatic Escape", "Dynamite", "Manta Squadron" e "Totenkopf's Ark". Contudo, mesmo quando as melodias em si mesmas não são calcadas nas notas de John Williams, a constante referência às suas inconfundíveis orquestração e estrutura musical é tão evidente, que às vezes elas se tornam difíceis de digerir pelo ouvinte.

Sky Captain and the World of Tomorrow é um grande score orquestral, emocionante, muito heróico e excelentemente interpretado, que trará momentos de prazer àqueles que apreciam este tipo de obras épicas. Seu compositor merece elogios por demonstrar suas capacidades em matéria de orquestração, mas não no aspecto que se refere à originalidade.

CDs COMENTADOS