STARSHIP TROOPERS (PROMO)
Música Composta e regida por Basil Poledouris

Selo: Promo
Catálogo:
Acme Millenium
Ano: 2001

30 Faixas

Duração:
71:12
Cotação:


Comentário de
J
orge Saldanha

 

Com a trilha de Tropas Estelares, o compositor Basil Poledouris retomou, em 1997, a sua colaboração com o diretor Paul Verhoeven (Conquista Sangrenta, Robocop). O filme, baseado em livro de Robert Heinlein, narra as aventuras de jovens fuzileiros espaciais e suas sangrentas batalhas contra insetos alienígenas gigantes, em um futuro no qual a Terra é dominada por um governo militarista. Cenas de muita violência e, principalmente, críticas negativas, segundo as quais Verhoeven estaria fazendo propaganda subliminar de regimes totalitários, colaboraram para que o filme não fizesse o sucesso esperado. Críticas à parte (eles não entenderam a ironia), Poledouris compôs um ótimo score, com uso intenso de metais graves e percussão em vários níveis. À época do lançamento do filme, a Varèse Sarabande lançou um CD com apenas 36 minutos de duração (VSD-5877), e este novo CD promocional de tiragem limitada, com mais de 71 minutos exclusivamente de score, finalmente faz justiça à trilha.

Para a Infantaria Móvel Poledouris compôs um motivo marcial desenvolvido em “Number 2 Chair” ("Klendathu Drop" no CD da Varèse), no estilo do que seria ouvido em um filme de guerra dos anos 40. Há temas dedicados aos insetos (“Retreat!”), percussivos e viscerais. Também há músicas dedicadas à Rede Federal ("Federal Network"), encorajadoras e militares, que acompanham as transmissões da mídia oficial que cobre os combates. A maior parte da trilha é música de ação, com uns poucos momentos para o lirismo (as cenas espaciais lembram James Horner e sua música para Jornada nas Estrelas II). Entre as boas adições deste CD, estão a faixa “Rescue Party”, que pontua um momento chave do filme, e uma suíte de temas ouvida nos créditos finais, erroneamente identificada como a faixa 30 – na realidade, é a faixa 26.

Aliás, pela música em si e a qualidade do som, o CD merece receber pelo menos 4 estrelas. Porém, fica o alerta quanto à parte gráfica pobre e, principalmente, por estarem a maioria das faixas com títulos trocados. Mesmo assim, para aqueles que apreciam Basil Poledouris, especialmente as suas trilhas orquestrais de ação, este é um álbum  altamente recomendável, que à época em que escrevia este comentário, ainda podia ser adquirido no site especializado www.screenarchives.com.

CDs COMENTADOS