STAR TREK: FIRST CONTACT
Música composta e regida por
Jerry Goldsmith

Selo:
GNP Crescendo
Catálogo:
GNPD 8052
Ano: 1996

Faixas:
1. Main Title/Locutus
2. Red Alert
3. Temporal Wake
4. Welcome Aboard 
5. Fully Functional 
6. Retreat 
7. Evacuate 
8. 39.1 Degrees Celsius  
9. The Dish
10. First Contact
11. End Credits  
12. Magic Carpet Ride (Steppenwolf) 
13. Ooby Dooby (Roy Orbinson)

Duração: 50:45
Cotação:


Comentário de
J
orge Saldanha

 

Após a morna recepção de Jornada nas Estrelas: Generations, para o próximo filme da Nova Geração a Paramount decidiu fazer um filme de maiores proporções. Os roteiristas Brannon Braga e Ronald D. Moore cumpriram sua missão, e se reabilitaram do fraco Generations com uma trama que envolve os melhores vilões da série, os Borgs, e um acontecimento histórico na mitologia Star Trek: o primeiro vôo em dobra espacial de Zefram Cochrane (James Cromwell), que levou ao primeiro contato da humanidade com uma raça alienígena – os Vulcanos. Para dirigir Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato foi escolhido o ator Jonathan Frakes (Comandante Riker), que na TV já dirigira alguns episódios da Nova Geração, Deep Space 9 e Voyager, e que acabou tendo uma auspiciosa estréia no comando de um longa-metragem.

Um dos acertos de Frakes foi lutar com os executivos para trazer de volta o dispendioso Jerry Goldsmith como compositor da trilha original, a fim de que o filme efetivamente soasse como uma grande produção cinematográfica, e não como  um mero episódio longo da série. Mesmo sobrecarregado, Jerry aceitou o convite mas trouxe seu filho Joel para ajudá-lo nas composições e orquestrações. À época do lançamento de Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato, o CD com sua trilha sonora foi muito aguardado, em virtude do grande sucesso do filme e da música nele ouvida, e também por causa de sua porção multimídia, que traz depoimentos do produtor Rick Berman, do diretor Jonathan Frakes e, obviamente, de Jerry & Joel Goldsmith.

O veterano compositor retornou à série com temas já conhecidos, mas além disso criou um novo tema majestoso que está entre os melhores que ele compôs para Jornada nas Estrelas. O tema de First Contact, primeiramente ouvido na faixa "Main Title/Locutus", é lento, belo e sombrio, dando um tom novo à música da série a pedido do diretor Frakes. Seu uso no final - quando os Vulcanos pousam na Terra ("First Contact") - é fabuloso e emociona. Já o uso do tema Klingon criado para o filme de 1979, nas aparições de Worf, agradou em cheio aos entusiastas da música Trek. Nos "End Credits", Goldsmith retorna ao tema de Star Trek V, combinando a fanfarra de Courage com o tema de Star Trek: The Motion Picture, antes de passar aos temas de First Contact.

No score também ouvimos composições "metálicas", frias e ameaçadoras dedicadas aos invasores Borg, algumas delas compostas por Joel Goldsmith. E é ele quem sai prejudicado neste CD da GNP Crescendo, já que parte da música de Joel simplesmente ficou de fora do álbum. A perda maior é a faixa que acompanha toda a seqüência do vôo da espaçonave Phoenix, quase ao final do filme e que também inclui o confronto entre Picard e a Rainha Borg. Simplesmente, e inexplicavelmente, um dos melhores momentos da partitura não está no disco - o que acaba por prejudicar a cotação do álbum.

Em troca, foram incluídos dois rocks clássicos, um do Steppenwolf e outro de Roy Orbison, que são facilmente encontráveis em CD. A grande música perdida de Joel Goldsmith, por sua vez, ainda aguarda por uma futura (e improvável) reedição expandida da trilha. Finalizando, vale a pena conferir um dos extras da Edição Especial em DVD de Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato, Um Tributo a Jerry Goldsmith. Este featurette de 20 minutos é um merecido, e às vezes emocionante, tributo ao falecido maestro que se transformou no ícone musical da série. Nele vemos várias cenas de bastidores de Jerry e Joel Goldsmith trabalhando na trilha de First Contact.

CDs COMENTADOS