SUNSHINE
Música Composta e Conduzida por Maurice Jarre

Selo:
Milan
Catálogo:
73138 35902-2
Ano: 1999

7 Faixas

Duração: 36:05

Cotação:


Comentário de
Marcos Queiroz

 

A música de Sunshine, ou como chamado no Brasil, O Amanhecer, é um bom exemplo de que um grande compositor de trilhas sonoras pode produzir música ao estilo dos grandes clássicos e garantir um prazer musical que transcende ao filme para o qual foi escrita. Maurice Jarre, que já esteve afastado há algum tempo do seu eficiente trabalho de compor para o cinema, volta com esta maravilhosa trilha e com a do filme Africa dos Meus Sonhos (I Dreamed of Africa). Erudita, rica em solos de vários instrumentos, bem gravada, digna daquele que ficou famoso por músicas célebres como as de Lawrence da Arábia e Doutor Jivago.

O CD desta trilha sonora possui pouco mais de 36 minutos (bem aproveitados) e sete faixas, sendo algumas interligadas, criando uma continuidade sinfônica apreciável. As músicas, em sua maioria, são introduzidas pelo piano e logo se transferindo para outros timbres, até alcançar o resto da orquestra. Na faixa final, o coral interpreta o tema dando ao CD um desfecho de luxo e com a qualidade que merecia, por ter um tão belo tema principal. Tendo sua música conduzida pelo próprio Maurice Jarre e executada pela orquestra Rundfunk-Sinfonieorchester Berlim e, a última faixa, também pelo coral Metro Voices, Sunshine é um dos grandes lançamentos de 1999, e imperdível para os fãs de Jarre.

Apesar de repetir muito o tema principal, como é muito comum no estilo de Jarre, a trilha apresenta algumas escapadas deste tema, como na faixa 3 (“War and Misery”), por exemplo, onde aparece uma agradável marcha, e na faixa 5 (“Adam, The Fencing Champion”) que se inicia com um ritmado e melódico tema ao estilo “ambiental” de John Barry e logo parte para o tema de sempre ao piano, em ritmo suave e delicado e segue com muitas variantes. Considero Sunshine um grande retorno ao trabalho sério e dedicado deste brilhante e veterano compositor de Trilhas Sonoras.

CDs COMENTADOS