SUPERMAN II / SUPERMAN III
Música composta, adaptada e regida por Ken Thorne, faixas 21 a 25 por Giorgio Moroder


Selo:
Warner (Japão)
Catálogo:
WCP-3860
Ano: 1990

Duração: 74:39
Cotação:


Comentário de
Ricardo Augusto de Souza da Silva

 

O mercado discográfico japonês tem longa tradição em lançar títulos raros ou até mesmo inéditos no resto do mundo, em algum formato. Na música pop as edições nipônicas geralmente incluem bonus tracks, e no caso das trilhas sonoras também há edições exclusivas, como Rome Adventure (Max Steiner), Indiana Jones and The Temple Of Doom (John Williams, que apesar de não ser exclusividade continua em catálogo apenas no Japão), entre outros. Superman II e III foram lançados em LP, mas no Japão foi lançado, em 1990,  um CD contendo as duas trilhas. É desnecessário um comentário mais extenso, já que o artigo de Hugo Amarancibya é bastante abrangente a respeito dos respectivos álbuns / trilhas.

Considerando que houve apenas essa edição no formato digital, a qualidade sonora é boa. Por outro lado, nota-se que a própria gravação não foi devidamente preparada, comparando-a com a gravação para Superman: O Filme, e somando-se o fato da interpretação ter ficado a cargo de orquestra reduzida, o som final perde em grandiloqüência. Ken Thorne foi eficiente na adaptação do material original para Superman II e em Superman III. Ele compôs alguns temas próprios, mas nada de extraordinário, e se utilizou de muitas composições do primeiro filme. A versão sintetizada do "Main Title March" em Superman III, de Giorgio Moroder, em vista da infinidade de sons reproduzidos perfeitamente pelos sintetizadores e softwares atuais, se parece mais com o som conseguido em arquivos "midi". As três canções incluídas, sendo interpretadas cada uma por um cantor diferente, simplesmente estão fora de contexto, algo totalmente inadequado para um filme sério de Superman.

Em suma, as trilhas sonoras das continuações ficaram à sombra de uma grande trilha sonora. Mesmo Thorne tendo seus méritos e o fato da composição original ter se adequado tão bem aos filmes, é de se admirar ainda mais a mente por trás da grandiosa obra musical cinematográfica do primeiro filme, em 1978. Este mesmo homem poderia ter nos surpreendido mais uma vez com novas e extraordinárias composições, não fosse a falta de consideração por parte dos produtores. A edições discográficas de Superman II e III apresentam grande diferença entre o que se ouve no filme e a música presente nos álbuns: no caso de Superman II, existe um bootleg com todas as gravações realizadas por Ken Thorne, porém é tão raro quanto o álbum aqui em questão. Segue a relação de faixas deste CD (para ouvir amostras das músicas, clique AQUI):

Superman II
1- Preface 
2- Main Title March 
3- Lift Into Space-Release Of Villains 
4- Lex Escapes 
5- Honeymoon Hotel 
6- Lex & Miss Teschmacher To Fortress 
7- Clark Exposed As Superman 
8- Lovers Fly North 
9- Mother's Advice
10- TV President Resigns-Clark To Fortress
11- Aerial Battle-Superman Saves Spire
12- Sad Return 
13- Ursa Flies Over Moon
14- Clark Fumbles Rescue
15- End Title March
Superman III  
16- Main Title (The Streets Of Metropolis)
17- Saving the Factory-The Acid Test
18- Gus Finds A Way
19- The Two Faces Of Superman
20- The Struggle Within-The Final Victory
21- Rock On (Performed by Marshall Crenshaw)
22- No See, No Cry (Performed by Chaka Khan)
23- They Won't Get Me (Performed by Roger Miller)
24- Love Theme (Helen St. John)
25- Main Title March (Synthetized Version)

 

 

CDs COMENTADOS