Superman: Doomsday
Música composta por Robert J. Kral

Selo: La-La Land Records
Catálogo: 372924
Lançamento: 2007
Faixas

1. Superman: Doomsday Main Title
2. Fortress of Solitude
3. Alien
4. Killing the Hick
5. Doomsday Rising
6. Superman Vs. Doomsday
7. Doomsday Battle
8. Superman's Sacrifice
9. The Death of Superman
10. Lois & Martha
11. Toy Man Attacks
12. Return of the Hero
13. Superman Clone
14. Heartbeat
15. Relocated
16. Lois Was Right
17. Cat Rescue
18. A Safe Superman
19. Lois' Plan
20. Clone Discovery
21. Luthor's Fate
22. Superman's Return
23. Superman vs. Superclone
24. Superman's Victory
25. Smallville Elementary
26. Superman: Doomsday End Titles


Duração: 56:32
Cotação:


Comentário de
Tom Hoover

 
Inspirado pela graphic novel de maior sucesso da história da DC Comics, "A Morte do Super-Homem", o departamento de animação da Warner Bros. levou Superman: Doomsday para a tela pequena. A bordo desta aventura em desenho animado está o compositor Robert J. Kral, que é um veterano de programas de televisão como Angel e The Dresden Files. Para este filme, foi solicitado a Kral que criasse um novo tema para Superman, que fosse original para este filme e que não fizesse referência a qualquer material prévio do universo Superman, musicalmente falando. A intenção de Kral no novo tema foi enfatizar mais o 'Homem' que o 'Super', o que é uma interessante abordagem do Homem de Aço, concentrando-se mais em suas qualidades de mortal do que em seus super-poderes. Além do novo tema, o material desta trilha sonora apresenta um tom mais sombrio do que aquele que se poderia esperar em um título de Superman, o que é apropriado devido aos elementos da história. Com uma excelente duração e uma embalagem de bonito design, este CD da La-La Land Records é profissionalmente realizado e bem apresentado.

O novo tema de Superman de Kral abre o álbum com uma fanfarra, ainda que nele estejam presentes notas ameaçadoras. Em resumo, ele não é totalmente heróico. O novo tema é serviçal e majoritariamente otimista, mas se você está esperando uma interpretação no estilo de John Williams, é melhor reduzir suas expectativas. O motivo de Kral é apropriado para esta trama específica, que é uma aventura mais ousada de Superman, e a música do álbum lhe é correspondente. Dito isto, fiquei um pouco surpreso pela natureza sombria e combativa do score. Obviamente, a equipe de produção levou o trabalho suficientemente a sério para criar uma partitura relevante e madura para este longa de animação, o que é digno de elogios. Entretanto, a crueza da música perturba um pouco a audição durante as seqüências de ação/suspense mais sérias. Quando a música troca para tons mais suaves surgem seus pontos altos, como o tema de amor com Lois, ouvido durante vários momentos do score, e a faixa 8, "Superman's Sacrifice". Esta é um dos momentos-chave do trabalho, sendo muito efetiva com seu impacto emocional.

Ao longo da minha experiência auditiva, pude notar como o ritmo e o clima variaram de acordo com as cenas, além de sentir que estava sendo conduzido por uma trama bem construída. Na maior parte do tempo o score mudou seus tons de heroísmo para o drama, da tragédia para a esperança, enquanto mantinha um equilíbrio estável com o tema principal, que aparecia onde fosse apropriado. O único momento em que esse equilíbrio não ocorreu foi no conjunto final de faixas, onde a música começou a soar repetitiva para o meu gosto, e o tema principal foi usado em demasia (eu até poderia dispensar os "End Credits").

Superman: Doomsday pode não ser uma trilha sonora épica, mas também não deve ser desmerecida neste aspecto. No que se refere a filmes de animação, é um trabalho acima da média que oferece uma profunda interação entre os componentes da história e a música, que é interessante de se ouvir. Caso o tema principal provocasse maior impacto, este score seria uma aquisição obrigatória. Como está, é um trabalho de respeito que merece uma recomendação moderada.

CDs COMENTADOS