SUPERMAN - THE MOVIE
Música composta e conduzida por John Williams

Selo:
Rhino
Catálogo:
R2 75874
Ano: 2000

Cotação:


Comentário de
J
orge Saldanha e Ricardo Augusto de Souza da Silva

 

A trilha original de Superman, desde o seu lançamento, nunca esteve disponível na íntegra. O LP duplo original americano omitia pelo menos 30 minutos da música ouvida no filme, e a versão em CD piorou a situação ao deixar de fora três de suas faixas. Finalmente, após a Varèse Sarabande lançar um CD duplo com a regravação da trilha, contendo praticamente todo o material omitido mas com muitas faixas significativamente diferentes da gravação original, a Rhino lança o que podemos considerar a versão definitiva deste grande trabalho de John Williams.  Mike Matessino e Nick Redman, os responsáveis pelas novas e expandidas versões da trilogia Guerra nas Estrelas, produziram dois CDs que, além de contar com todas as faixas contidas no filme (em especial as tão solicitadas seqüências de Smallville e as primeiras aparições do Homem de Aço), apresentam versões alternativas de faixas e mesmo composições não utilizadas.

A qualidade do áudio é espetacular, e desde a introdução - ouvida, no filme, quando um menino começa a folhear um antigo exemplar da Action Comics, onde vemos o alto do edifício do Planeta Diário - até o inesquecível tema principal, que logo se segue, acompanhando uma das melhores apresentações de créditos da história do cinema, temos a certeza de que iremos ter uma experiência auditiva de exceção. Como nas ocasiões anteriores, foi necessário um trabalho de quase arqueologia para encontrar as gravações originais nos arquivos da Warner Bros. e nos estúdios Pinewood, em Londres, e posteriormente recuperá-las para um padrão de quase excelência sonora. Como no CD de Contatos Imediatos do 3º Grau, as faixas estão dispostas na ordem em que são ouvidas no filme, e graças a mais este trabalho de dedicação ao cinema e à sua música, a trilha de Superman finalmente colocou-se à altura do filme.

Este CD é um daqueles que valem por cada real gasto, a qualidade, tanto sonora quanto gráfica, é excelente. Quando se ouvem as mesmas músicas que já estavam no antigo CD da Warner Bros., percebe-se a enorme distância na qualidade sonora entre um e outro.  O "Theme from Superman" e "Main Title March (alternate)" (ouvida depois de 1':45'' da faixa 14 do antigo CD) se tornam mais imponentes do que as ouvidas no álbum original e as demais agora estão com sua ambiência (noção de espaço onde foi feita a gravação) e imagem sonora (noção de localização virtual dos instrumentos) reais. No antigo CD muitas nuances foram quase ou totalmente suprimidas, isso não é muito perceptível quando se escuta o tema principal, já que com toda a orquestra interpretando o tema fica quase impossível distinguir algum problema com nuances. Mas de um modo geral, parece que o antigo CD está com uma "névoa" sonora que não reproduz o impacto sonoro original.

Todas as músicas que foram suprimidas do CD original são excelentes: a "Prelude and Main Title March" cria uma atmosfera de mistério e aventura com o desenvolvimento de um tema calmo e logo depois um percussivo, que nos dá a sensação de que algo colossal está por vir; e "The Big Rescue", para a primeira aparição do Superman (no salvamento de Lois Lane, que está presa em um helicóptero em queda) nos transmite toda a emoção da cena  mesmo sem estarmos vendo o filme. Aliás, Superman insere-se entre aqueles bons scores que não necessitam de imagens para acompanhá-los, eles se tornam únicos sem a necessidade de relacioná-los com cenas ou personagens. Além de um conteúdo musical superior, o CD da Rhino nos presenteia com uma nova art work (capa) de muito bom gosto. Esta é mais uma prova de quando uma gravadora quer é possível fazer um bom CD, com excelente qualidade em todos os quesitos. Ponto para o score, Warner Bros. e Rhino.

CDs COMENTADOS