S.W.A.T.
Música composta por Elliot Goldenthal


Selo: Varèse Sarabande
Catálogo: 302 066 501 2
Ano: 2003

Faixas:
1. Bullet Frenzy
2. Don't Shoot Me Baby
3. My Big Black Assault Weapon
4. AK-47 Scherzo
5. Three Chords In Two Minutes
6. Run For Your Life 
7. The Fascist Shuffle 
8. S.W.A.T. 911 - Danny Saber 
9. Crash Landing 
10. That Cop Stole My Car 
11. S.W.A.T. Sticker - Elliot Goldnethal 
12. Bullet Frenzy II - Elliot Goldnethal 
13. Time Is Running Out - Apollo Four Forty 
14. Samuel Jackson - Hot Action Cop  
Duração: 47:05

Cotação:


Comentário de
Iordan Stoitchkov

 

Durante vários anos, Elliot Goldenthal já demonstrou, sobejamente, porque seu nome se destaca entre os de seus colegas. O estilo que o compositor de Nova York soube consagrar é tão pessoal e imediatamente reconhecível, que o reconhecemos apenas escutando algumas notas de suas composições. Elliot Goldenthal já incursionou em quase todo o tipo de filmes e suas partituras para o gênero ação não são menos fabulosas. Recordemos alguns títulos de sua autoria, como Demolition Man (1993), Heat (1995) ou Sphere (1998). E apesar destes trabalhos não terem recebido a aceitação da Academia de Artes e Ciências de Hollywood, como ocorreu com sua distinta música para Frida (2002), com certeza eles continuarão sendo os favoritos entre muitos colecionadores.

S.W.A.T. (2003) é a última contribuição de Elliot Goldenthal para o gênero ação e sua música (como não poderia deixar de ser) é mais que fiel ao estilo pessoal do compositor... ainda que com alguns acréscimos muito efetivos. A primeira faixa do disco, “Bullet Frenzy”, que possui a impactante duração de 10:17 minutos, começa com a intervenção de uma guitarra elétrica e  ritmo de rock. Aqueles ouvintes apressados, que não tiverem paciência de escutar atentamente o tema em sua totalidade, poderão não perceber o acompanhamento orquestral, que aparece lentamente, desenvolvendo o que seria o motivo principal composto por Goldenthal para o filme. Esta primeira faixa se converte finalmente em um grandioso e orquestral tema de ação, cujos motivos Goldenthal continua a desenvolver logo em seguida, em “AK-47 Scherzo”.

Tanto “Run For Your Life” como “Crash Landing” destacam-se por suas passagens musicais típicas do compositor, e Goldenthal não poupa esforços para entregar ao público todos e cada um dos sons estridentes que são sua marca registrada. Aqui os metais fazem das suas e a percussão não fica atrás. “That Cop Stole My Car” é outra faixa com a qual os admiradores da técnica dissonante ficarão mais do que satisfeitos. Em S.W.A.T, Goldenthal também faz uso esporádico do velho tema composto por Barry DeVorzon para a série televisiva. O que resulta muito engenhoso é que Goldenthal dá a este tema uma roupagem mais atualizada, ampliando suas possibilidades às vezes mais dramaticamente e às vezes com uma interpretação no melhor estilo de rock pesado.

Definitivamente, o ótimo trabalho de Elliot Goldenthal em S.W.A.T. não somente demonstra mais uma vez sua versatilidade e profissionalismo, mas também, que se pode criar uma partitura de ação moderna bem diferente das já tão triviais da Media Ventures.

CDs COMENTADOS