THUNDERBIRDS (TV)
Música composta por
Barry Gray

Selo:
Silva America
Catálogo:
1149
Ano: 2003
Faixas:
1. Main Titles
2. Sun Probe
3. Tracy Island And International Rescue
4. Monorail To Disaster From 'The Perils Of Penelope'
5. Thunderbirds Are Go!
6. Dangerous Game-Latin Rhythm Instrumental From 'The Cham Cham' 
7. Suite From 'Vault Of Death' 
8. The Man From MI.5 
9. Suite From 'Desperate Intruder' 
10. Commercial Break 
11. Dangerous Game From 'The Cham Cham' 
12. Let's Play Ad Lib From 'The Cham Cham' 
13. Lady Penelope On The Move/Suite From 'Pit Of Peril' 
14. The Fate Of The Sidewinder 
15. Pit Of Peril 
16. Rescue! 
17. Jeremiah And Lady Penelope From 'The Imposters'-From 'Trapped In The Sky' 
18. Deadly Plot-The Hood And The Fireflash 
19. Fireflash Landing 
20. FAB I Pursuit 
21. The Tracy Lounge Piano 
22. End Titles 

Duração: 39:
49
Cotação:


Comentário de
J
orge Saldanha

 

A partir da década de 60, o produtor britânico Gerry Anderson legou ao mundo séries futuristas como Thunderbirds, Stingray, UFO e Espaço: 1999, as mais antigas utilizando marionetes no lugar de atores - técnica batizada por Anderson de "Supermarionation". Em todas, o autor dos temas e músicas incidentais era o versátil compositor inglês Barry Gray. Por muitos anos o trabalho de Gray não teve a merecida valorização até que, nos anos 80, as produções de Gerry Anderson foram redescobertas pelos fãs ingleses. Foi constatado, então, que as tramas aventurescas e miniaturas perfeitas (estas, cortesia do falecido Derek Meddings) não teriam o mesmo impacto sem as trilhas compostas por Gray. Em Thunderbirds (1964), provavelmente a série de maior sucesso de Anderson, o compositor utilizou-se da mesma orquestra de 38 instrumentos que utilizara na produção anterior de Anderson, Stingray.

O "Thunderbirds Theme", assinatura musical da série e que evoca nostálgicas lembranças de quem cresceu na frente de uma TV nos anos 60, é a composição de maior sucesso de Barry Gray. Sua origem foi uma sugestão de Anderson, de que a música para a série deveria possuir tons militares, de modo a combinar com o seu conteúdo dramático e militar. Os episódios da série (que em breve ganhará uma versão cinematográfica com atores), mostravam os resgates efetuados pela equipe do Salvamento Internacional (International Rescue - IR), que em sua missão utilizava as cinco espetaculares naves "Thunderbird". O tema musical de Barry resultou perfeito, tanto que muitas bandas marciais incluíram o "Thunderbirds Theme" em seus repertórios. Este bem-vindo CD reúne seleções dos 9 scores que Gray compôs para a série, em suas gravações originais (nos demais episódios o compositor reutilizava estas gravações).

O som, apesar de na grande maioria das faixas ser mono, possui uma qualidade mais do que boa, se considerarmos que as fitas do compositor passaram anos mofando em caixas empoeiradas. Aliás, o álbum contém um detalhado libreto que descreve os esforços que o produtor Ralph Titterton desenvolveu por vários anos, no sentido de preservar, restaurar e finalmente poder lançar estas fitas em um CD oficial. O resultado está aqui, e como não poderia deixar de ser, a faixa inicial do álbum, "Main Title", apresenta o famoso tema antecedido pela narração "5... 4... 3... 2... 1: Thunderbirds are Go!" ("Thunderbirds no Espaço", aqui no Brasil), e uma curta composição eletrizante durante a qual víamos algumas cenas do episódio. A partir de então, temos a prova cabal da riqueza que possuíam as trilhas compostas para a TV na época - e olhe que estamos falando de um programa infantil.

Tirando poucos momentos cômicos que hoje podem soar clichê ou datados, temos uma memorável coleção de temas de ação, suspense, "source music", jazz e até mesmo uma homenagem musical ao agente James Bond em "The Man from MI.5". Contudo, apesar de todo o cuidado na seleção das faixas, senti a falta de algumas poucas composições que ficaram forjadas na minha (à época, é claro!) impressionável mente infantil. Talvez essas omissões sejam remediadas em futuros lançamentos, que espero venham logo. Até hoje a discografia de Gray em CD era extremamente reduzida. Os temas das séries podiam ser encontrados em coletâneas como Television Greatest Hits e o CD da Silva inglesa Thunderbirds & Stingray: Music from The World of Gerry Anderson (FILMCD 124), que continha regravações digitais de Stingray, Joe 90, Espaço: 1999, UFO, Capitão Escarlate e uma suíte de 30 minutos com a música de Thunderbirds.

O fã-clube Fanderson, por sua vez, produziu ao longo dos anos edições limitadas de CDs com músicas de séries como Supercar, Fireball XL-5, UFO e Espaço: 1999, de distribuição restrita aos seus associados. Felizmente este lançamento da gravadora Silva promete ser o primeiro de uma série destinada a um público mais amplo, e que irá preencher uma lacuna histórica nos registros, em CD, de parte da melhor música que já foi composta para a TV.

CDs COMENTADOS