TOY STORY 2
Música composta e regida por Randy Newman

Selo: Disney
Catálogo:
5007009-2
Ano: 1999
20 Faixas

Duração: 48:23
Cotação:


Comentário de
Ricardo Augusto de Souza da Silva

 
Parece que Randy Newman se tornou o compositor de scores nº 1 para as animações digitais da Walt Disney - contando com esta, já são quatro partituras somente para este estúdio. Esta é a continuação de Toy Story (1995), que também teve o score composto por Newman. A primeira faixa "Woody´s Roundup" é tocada e cantada pelo grupo Riders in the Sky, o ritmo é do country norte-americano mas não é aquele pop tocado em FMs, trata-se do instrumental legítimo com violino, acordeão, etc. "When She Loved Me", interpretada por Sarah McLachlan, tem excelente orquestração, mas é mais um clichê no mundo Disney. Em "You've Got a Friend in Me", interpretada por Robert Goulet, temos a regravação da canção que em Toy Story foi interpretada pelo próprio Newman.

O score de fato começa em "Zurg's Planet" : inicialmente o tema é sombrio, depois segue-se uma pequena marcha e mais à frente o tema lembra os scores de Patrick Doyle para filmes de aventura. A faixa "Jessie and the Roundup Gang" é um dos melhores momentos do score, deveria ter mais três minutos já que não chega a ter dois... O começo de "Woody´s a Star" nos leva a uma época longínqua, em clima semelhante ao apresentado no score de Saving Private Ryan (John Williams, 1998). As faixas "Off to the Museum" e "Talk to Jessie" são as mais comoventes, em "The Cleaner" se faz referência à música clássica - como às vezes Scott Bradley fazia nos clássicos cartoons de Tom & Jerry, em excelente execução pelos violinos (apesar de ser composição essencialmente para violinos, a percussão não foi esquecida). Em "Emperor Zurg vs. Buzz" temos passagens sombrias, um pouco de tensão ao estilo "presa-caçador", e outras triunfantes, enquanto "Use Your Head" nos mostra quem são os brinquedos de Andy - aventureiros, curiosos e corajosos. Em determinado momento é executado um curto trecho de música big band, que é a representação sonora fiel do cowboy Woody, orgulhoso por ser o brinquedo favorito do garoto.

"Jessie's in Trouble" é o momento mais emocionante do filme e do score, e "Ride Like the Wind" é a penúltima faixa, mas de fato é a que encerra o score. A última música, "You've Got a Friend in Me", é a versão instrumental da faixa de mesmo nome interpretada pelo saxofonista Tom Scott. Todas as canções tem música e letra de Newman, penso que é esse o motivo dele ser o preferido da Disney para as suas animações digitais, já que além de compositor das partituras ele é maestro, compõe letras de canções e as interpreta quando necessário. Excluindo as faixas com canções e a versão instrumental de uma delas, teremos 37:24 de score. Randy Newman não fez composições muito densas porque o filme não exigiu e caso o fizesse, o score não "caberia" no filme, já que a temática é infantil. Mas não há dúvida de que ele foi muito competente.

CDs COMENTADOS