TRANSFORMERS: REVENGE OF THE FALLEN (SCORE)
Música composta por Steve Jablonsky

Selo: Reprise/Warner Bros.
Catálogo: 519972-2
Lançamento: 2009
Faixas

1. Prime
2. Einstein's Wrong
3. NEST *
4. The Shard
5. The Fallen
6. Infinite White
7. Heed Our Warning
8. The Fallen's Arrival
9. Tomb Of The Primes
10. Forest Battle
11. Precious Cargo
12. Matrix Of Leadership
13. I Claim Your Sun
14. I Rise, You Fall (03:35) * = contains instrumental excerpt from "New Divide" written and performed by Linkin Park


Duração: 43:53
Cotação:


Comentário de
Tom Hoover

 

Os robôs que mudam de forma do universo Transformers retornam em A Vingança dos Derrotados (Revenge of The Fallen), continuação do grande sucesso de bilheterias de 2007. Reprisando seu papel como compositor temos Steve Jablonsky, que criou um trabalho bem interessante para o filme anterior e continua seu desenvolvimento musical nesta sequência. Mas já de cara temos o problema da curta duração do CD da trilha sonora, que contém 14 faixas. Não fosse este um filme comercial de grandes proporções, eu poderia perdoar a relativa brevidade de conteúdo. No entanto, penso que os fãs mereceriam mais que uma apresentação de menos de 45 minutos.

Estabelecido que a trilha sonora é um tanto curta, afinal o quanto ela é boa? Bem, a resposta não é tão simples - ela é boa, ligeiramente acima da média mas não está à altura do score do primeiro filme. Devo lembrá-lo que certamente há uma significativa quantidade de música adicional que não foi incluída neste lançamento. Se esta primeira representação da trilha original de A Vingança dos Derrotados traz as melhores faixas ouvidas no filme, isto é algo que ainda necessita ser visto - ou melhor dizendo, ouvido.

O tom de Revenge of the Fallen muda para os cantos mais sombrios do universo Transformers. Também há uma influência mais pesada de música industrial e rock neste score, em comparação ao anterior. Onde Fallen é um pouco mais bem sucedido que seu predecessor é na inclusão de elementos de coral, feita por Jablonsky, com uma proeminente voz feminina sendo um dos destaques do álbum (como na faixa 6, "Infinite White"). Adicionalmente, e desde que esta continuação é um capítulo sombrio da série, não surpreende o emprego de um estilo mais impositivo, sacrificial, no contexto da partitura musical.

Em sentido amplo, acredito que o motivo empregado por Jablonsky na faixa "Arrival to Earth" em Transformers 1 deveria ter servido como tema base para toda a série. Embora haja toda uma preparação de fatores para o uso deste tema em Fallen, ele nunca retorna por completo (pelo menos nesta edição em CD). Para mim este motivo é um dos melhores de Jablonsky, e portanto seria decepcionante se ele não fosse ouvido no filme sob alguma conjuntura.

Finalmente, há momentos durante Fallen que soam como uma cópia direta da música ouvida na primeira trilha sonora. Enquanto Jablonsky cria uma variação no movimento temático principal, o "Heroes Theme" dos Autobots retorna em vários pontos de modo idêntico ao que escutamos em 2007. Neste sentido, o compositor parece ter estagnado a progressão da música da série, ao invés de continuá-la, o que provoca um certo desapontamento. Toda vez que surge uma continuação eu fico ansioso para ouvir uma evolução das idéias originais, mas neste caso seu movimento é mais para os lados do que para a frente.

Em que pese haver focos de decepção em Revenge of the Fallen, ainda é um lançamento suficientemente viável para que os fãs do original possam apreciá-lo. Ainda tenho esperanças de que uma edição mais completa desta trilha sonora seja disponibilizada, e que então o score possa receber um julgamento mais justo.

CDs COMENTADOS