WHAT LIES BENEATH
Música composta, regida e orquestrada por Alan Silvestri

Selo:
Varèse Sarabande
Catálogo:
66172
Ano: 2000
9 Faixas

Duração: 29:52
Cotação:


Comentário de
J
orge Saldanha

 
Revelação é mais uma adição de qualidade às carreiras do diretor Robert Zemeckis (trilogia De Volta para o Futuro, Forrest Gump) e de seu compositor habitual, Alan Silvestri. A exemplo do filme, a partitura busca recriar a atmosfera dos clássicos de Alfred Hitchcock, o que, inevitavelmente, remete à música que Bernard Herrmann compôs para os filmes do mestre do suspense.

Na faixa "Main Title" , com violinos em tons baixos, mesclados com sintetizadores, Silvestri apresenta o tema principal, que ao longo do score estabelece a atmosfera adequada aos fatos sinistros que se desenrolam. A exemplo da técnica empregada muitas vezes por Herrmann, Silvestri utilizou-se de seções reduzidas da orquestra. A trilha rende suas maiores homenagens ao falecido compositor em "Ouija Board" (violinos ameaçadores), "You Know" (metais fortes e piano), "Forbidden Fruit" (violinos, com a adição de efeitos eletrônicos) e, finalmente, "The Getaway" (metais, além de cordas que remetem ao “Prelude” de Psicose).

Referências à parte, o estilo de compor de Silvestri está presente em todo o score, que, em virtude de suas próprias qualidades, não deve ser considerado um mero pastiche da obra de Herrmann. What Lies Beneath certamente agradará aos apreciadores de trilhas de suspense/horror, porém é um investimento salgado, se considerarmos os meros 30 minutos de duração do CD importado.

 

CDs COMENTADOS