THE WICKER MAN (2006)
Música composta por Angelo Badalamenti

Selo: Silva Screen
Catálogo: SILCD1216
Lançamento: 2006
Faixas
1.- Overture For The Wicker Man
2.- Cycling Into A Nightmare
3.- Flight To Summer Isle
4.- Secret Meeting Note
5.- The Barn
6.- The Rose And The Daydream
7.- Image Of Rowan
8.- Sister Summer Isle
9.- Kiss Of Bees
10.- Flashback Memories
11.- Trapped In Water
12.- Endless Pursuit
13.- The Confrontation
14.- The Burning

Duração: 43:36
Cotação:


Comentário de
Pablo Nieto

 

O resumo da decadência do cinema atual encontra seu elo condutor na ditadura do remake. Parece que, na hora de arriscar em um ou outro projeto, os grandes magnatas da indústria preferem optar pelo que eles acreditam ser uma “aposta segura”. Nada mais longe da realidade. Nem artística, nem economicamente, as refilmagens são rentáveis. As cifras, as críticas e a opinião generalizada do público falam por si. O cinema sempre foi imaginação, um meio para explorar novos horizontes, para experimentar, para expressar-se artisticamente sem limites. Com esta moda condenável, tudo isso se desvanece. O castelo de cartas desmorona e o público, apesar do que muitos pensam, não é tolo e acaba por esquecer a tela grande, concentrando-se na pequena (hoje, nem tão pequena assim). Ali temos várias ótimas opções, como Lost, House ou ainda Grey's Anatomy ou mesmo Desperate Housewives.

Bem, dito isto temos O Sacrifício (The Wicker Man), refilmagem sem gosto do clássico inglês de 1973
O Homem de Palha, dirigido por Robin Hardy. Tomando como base o livro de Anthony Shaffer, o filme conta a história de um policial que chega a uma misteriosa ilha para investigar o desaparecimento de uma menina, no meio de uma perturbadora trama que envolve todo o povoado. O supervalorizado Neil La Butte dirige a nova versão, protagonizada por Nicholas Cage e Ellen Burstyn. Uma perda de tempo, para variar, que destaca uma “chocante” trama feminista.

À frente da música temos Angelo Badalamenti. Um compositor excessivamente enaltecido por suas colaborações com David Lynch e com um estilo que não é dado a grandes alardes, quase sempre mais interessado na experimentação, criando agoniantes corpos atmosféricos com grande participação da eletrônica. Pontualmente nos surpreende com scores intimistas, apoteóticas peças românticas ou meras diversões. Para The Wicker Man, compôs uma partitura que por vezes prescinde de qualquer argumentação orquestral, como atesta "Overture for the Wicker Man", apresentação temática com inserção de solo de voz feminina associado à menina perdida. Aqui poderemos apreciar a diversidade melódica representada pelo tema do policial, o tema de amor ou o tema da ilha como objeto referencial.

Há o uso de elementos eletrônicos em algumas passagens, especialmente nas que se referem a cenas de flashback (“Flashback Memories”), mas isto é compensado com a vivacidade orquestral de intensas peças que intensificam a tensão que busca (e não consegue) o diretor, como “The Barn”. Muito mais inspirado se mostra o compositor em "Kiss of Bees”, recuperando o Badalamenti “terrorífico” em "Trapped in Water", com interessante jogo das dissonâncias e coros, e por certo no clímax de "The Confrontation" e "The Burning".

Que ninguém espere uma revelação vital neste novo score de Badalamenti, e muito menos uma reinvenção de um gênero que já se esgotou. Mas ao menos é um trabalho que podemos escutar, que em absoluto molesta e cuja missão final (ajudar o filme) é cumprida com louvor. Certamente, é um score que nada tem em comum com o folk rústico de Paul Giovanni para a primeira versão da história. Ainda que atendendo à necessidade final das imagens, pouco ou nada mais Angelo poderia ter feito. Agora resta-nos esperar o próximo projeto do nova-iorquino, que tudo indica será o esperado reencontro com Jean Pierre Jeunet (após
Ladrão de Sonhos, de 1995) em The Life of PI. Jeunet é um diretor cuja particular imaginação visual casa à perfeição com o som bizarro e perturbador das notas de Badalamenti - The Wicker Man? Quem sabe...

CDs COMENTADOS