Williams on Williams: The Classic Spielberg Scores
Tamara Smirnova, violino/The Boston Pops Orchestra/John Williams

Selo:
Sony Classical
Catálogo:
SK68419
Ano: 1995
15 Faixas
Cotação:


Comentário de
Miguel Andrade

 
A segunda incursão da Boston Pops na música dos filmes de Steven Spielberg não é tão satisfatória. Não no que se refere às interpretações, mas na seleção e seqüenciação das faixas. A suíte de cinco movimentos de Hook aparece inexplicavelmente repartida pelo disco. Da suíte "Three Pieces from Schindler's List" apenas surgem dois dos movimentos (o "Theme from Schindler's List" e "Remembrances"). Jurassic Park é representado pelo seu tema e "My Friend, The Brachiossaurus".

O resto do disco continua a explorar o mesmo território do CD anterior. "Flying Theme" de E.T. abre o CD, e depois de excertos de Hook, Jurassic Park e Schindler's List, temos o magnífico "Battle of Hollywood" de 1941. E a Boston Pops consegue transmitir a total loucura do filme na sua interpretação. Mais à frente temos "The Barrel Chase" de Jaws, que Williams diz ser o seu excerto preferido da partitura vencedora do Oscar. Música de ação contínua no cômico segmento "The Basket Chase" de Raiders of the Lost Ark, e na ligeireza de "Jim's New Life" de Empire of the Sun. No entanto era absolutamente dispensável a versão apresentada de "The Conversation" de Close Encounters of the Third Kind, totalmente realizada em sintetizadores. De quem foi a triste idéia de não usar a versão original (que pode ser ouvida na edição original de Arista Records) não é claro, mas recomenda-se saltar simplesmente a audição desta faixa.

O álbum conclui com mais dois excertos de Hook, o último dos quais "The Banquet" é um final capaz para mais esta viagem por uma das mais bem sucedidas colaborações entre realizador e compositor. Se nos dermos ao trabalho de re-sequenciar as faixas, muito em particular as de Hook, este cd poderá proporcionar uma audição tão enriquecedora como "The Spielberg/Williams Collaboration". Até porque a orquestra responde a Williams como sempre: um profissionalismo total e uma arte absoluta.

CDs COMENTADOS