ALIAS - PRIMEIRA TEMPORADA
Direção: J. J. Abrams
Elenco:
Jennifer Garner, Victor Garber, Michael Vartan, Ron Rifkin, Carl Lumbly, Bradley Cooper, Merrin Dungey, Kevin Weisman
Distribuidora: Buena Vista
 

Região: 4

Ano: 2004

Nº de discos: 6
Cotações:
Filme:
DVD:

Comentários de
Jorge Saldanha

A SÉRIE
Confesso que, quando comecei a acompanhar ALIAS no início de suas exibições pelo canal pago AXN, em 2002, achava que a série acabaria sendo uma versão piorada de Nikita, mas felizmente me enganei. Apesar de ter um conceito similar ao de Nikita, e de ser um produto concebido originalmente para a TV, o diretor/roteirista J. J. Abrams criou tramas que envolvem espionagem e ação à la 007 e Missão Impossível, elementos de ficção científica e, acima de tudo, uma heroína cativante, interpretada por uma bela e promissora atriz. O resultado, valorizado por personagens bem desenvolvidos no desenrolar do programa, acaba sendo superior à maior parte dos filmes do gênero que os norte-americanos lançam nos cinemas, todos os anos. A série, um enorme sucesso que estreou nos EUA em 2001, chegou a ser exibida por algum tempo no SBT em 2003. Para quem não conhece fica difícil definir, com palavras, a experiência que é assistir ao programa, portanto sugiro que, se esse for seu caso, compre ou alugue esta primeira temporada em DVD que a Buena Vista lançou no Brasil, garanto que será uma experiência deliciosa. Na série acompanhamos Sydney Bristow (Jennifer Garner, que acabou levando o Globo de Ouro pelo papel e depois atuou em Demolidor - O Homem sem Medo), universitária aparentemente normal que, na verdade, é uma espiã do SD-6, uma divisão secreta da CIA. Após o assassinato de seu namorado a mando do chefe do SD-6, Sloane (David Rifkin), Sydney tem algumas revelações que fazem com que a sua já atribulada vida vire de cabeça para baixo: ela descobre que seu pai (Victor Garber) é um agente que também trabalha no SD-6, e ele lhe conta que a tal divisão secreta de fato faz parte da Aliança, uma organização que é a pior inimiga da verdadeira CIA. Após fazer contato com o agente da CIA Vaughn (Michael Vartan) Sydney torna-se uma agente dupla, a fim de comprometer as missões do SD-6 e, ao final, destruir o inimigo. Muitos dos episódios envolvem a disputa por projetos e artefatos de um tal Rambaldi, um visionário medieval que, à la Leonardo da Vinci, criou inventos séculos à frente de sua época. Ao longo da série, esta espécie de James Bond de saias (e, eventualmente, de perucas e lingerie) viaja para os mais diversos lugares do mundo, inclusive para o Brasil. Suas aventuras são acompanhadas por um ótimo elenco de apoio e pelas participações de vários atores e atrizes conhecidos, como Roger Moore, Amy Irving, Lindsay Crouse, Derrick O'Connor e até o diretor Quentin Tarantino.

O DVD
O caprichado box-set de seis discos da Buena Vista reúne todos os 22 episódios da primeira temporada, apresentados em seu formato original widescreen anamórfico 1.78:1. Não é de se esperar que uma série de TV tenha qualidade de imagem cinematográfica, mas ALIAS apresenta uma fotografia de primeira e a transferência para DVD foi feita com capricho. O áudio em inglês é em Dolby Digital 5.1, sistema que finalmente está sendo adotado na TV americana com o advento das transmissões digitais em alta definição. Mas não espere grandes efeitos surround multicanais, a faixa digital beneficia, em especial, a dinâmica trilha techno-orquestral de Michael Giacchino. Adicionalmente, faixas de áudio em português e espanhol, ambas em Dolby 2.0, também estão disponíveis. Há legendas em português, inglês, espanhol, chinês e coreano. Destaco o fato da Buena Vista ter optado em acondicionar os discos em três embalagens plásticas padrão Amaray (idênticas às utilizadas na maioria dos DVDs duplos lançados no Brasil), envoltas pela tradicional capa de cartolina. Uma solução mais satisfatória do que o sistema utilizado pela Fox em seus box-sets, composto por um estojo de papelão desdobrável onde os suportes plásticos dos discos são (des)colados.

OS EXTRAS

Dos box-sets de séries de TV lançados por aqui, o de ALIAS é dos que apresentam mais extras, mas comparando-o com o similar da Região 1 nota-se que ele perdeu alguns featurettes e o material para DVD-Rom. Mas sobraram os comentários de áudio, no episódio piloto e em alguns outros, com J.J. Abrams e o elenco, o making of "Diário do Episódio Piloto", o featurette "Dublês", cenas inéditas, divertidos erros de gravação, comerciais de TV, trailer do videogame e trailer do lançamento da 2ª temporada em DVD.

CONCLUSÃO
A Buena Vista entrou com o pé direito no lançamento de séries de TV no Brasil. Só falta agora manter a continuidade e prosseguir lançando as demais temporadas de ALIAS, de preferência mantendo todo o material presente na versão norte-americana.

 

DVDs COMENTADOS