BATMAN - O CAVALEIRO DE GOTHAM
Direção: Vários
Elenco (vozes):
Kevin Conroy, Gary Dourdan, David McCallum, Parminder Nagra, Ana Ortiz
Distribuidora: Warner
Duração: 75 min.

Região: 4

Lançamento: 10/07/2008

Nº de discos: 1
Cotações:
Filme
DVD

Comentários de
Jorge Saldanha

SINOPSE
Dos produtores de Batman Begins e Batman - O Cavaleiro das Trevas, vêm seis histórias inter-relacionadas que revelam as primeiras aventuras de Bruce Wayne como Batman e os passos que ele tomou até se transformar no incansável vingador de Gotham City. Estas aventuras colocam Batman contra o amedrontador Espantalho e dois outros vilões jamais encarados antes: o ensandecido Killer Croc e o pistoleiro que nunca erra conhecido como Deadshot. Nomes reverenciados e visionários da animação dão vida a esta jornada de Batman, cada um com seu estilo artístico próprio.

COMENTÁRIOS
Em 2003 a Warner lançou diretamente em DVD Animatrix, uma coletânea animada que antecedeu aos dois capítulos finais da trilogia Matrix, que chegaram aos cinemas ainda naquele ano. Cada história apresentava roteiristas, diretor (japonês) e estúdio de animação diferentes, e essa "visão anime" é considerada por muitos melhor até que os dois últimos filmes da franquia. Agora, com Batman, o estúdio decidiu repetir a fórmula, preparando o terreno para a aguardada seqüência  de Batman Begins, Batman - O Cavaleiro das Trevas. Os seis desenhos deste
Batman - O Cavaleiro de Gotham seguem o tom sério e sombrio dos filmes, e certamente agradarão aos fãs do Morcego e dos animes, porém certamente não se comparam aos longas dirigidos por Christopher Nolan. Também, a coletânea se afasta das séries animadas que vêm sendo produzidas desde os anos 90, seja no estilo de animação, seja no tom e ritmo das histórias, bem mais introspectivas e sombrias, com poucos - se bem que eficazes - momentos de ação. Reflexo, sem dúvida, do toque oriental dado ao universo de Batman. No entanto, como que fazendo uma conexão com essas séries, Kevin Conroy, que nelas dublou Bruce Wayne/Batman, desempenha aqui a mesma função.

Talvez o que mais prejudique a coletânea seja a duração excessivamente curta de cada segmento - tudo somado, temos pouco mais de 70 minutos. Na maior parte das vezes a história (que envolve acontecimentos anteriores à transformação de Bruce Wayne em Batman, ou fatos que fazem a transição entre Batman Begins e Batman - O Cavaleiro das Trevas) termina e ficamos desapontados, porque queríamos ver mais. Principalmente porque alguns estilos visuais são realmente fantásticos, e as histórias abordam aspectos do Morcego nunca antes explorados. Os episódios são:

  • Eu Tenho Uma História Para Você - Escrito por Josh Olson, dirigido por Shojiro Nishimi e com a animação do Studio 4C, que também trabalhou num dos segmentos de Animatrix (o estilo é facilmente identificável). Baseada num episódio da série animada dos anos 1990, ela trata do aspecto "lenda urbana" do Batman, onde diferentes crianças narram um encontro que tiveram com ele - e em cada narrativa, o Morcego aparece de forma totalmente diferente. Até que, no final, ele aparece e revela a eles sua verdadeira aparência. Talvez por não gostar do estilo visual, foi o desenho que considerei mais fraco.

  • Fogo Cruzado - Escrito por Greg Rucka e dirigido por Futoshi Higashide e com animação de Production I.G (Ghost in the Shell, Blood+). Os detetives Allen e Ramirez, da unidade especial do tenente Gordon, devem transportar um prisioneiro através da zona contaminada pelo gás do medo do Espantalho (como vimos em Batman Begins), onde se envolvem num confronto entre as gangues rivais do Russo e de Maroni. Desnecessário dizer que ambos são salvos por Batman, por quem cada policial tem opiniões diferentes - Ramirez o considera um aliado, enquanto Allen o vê apenas como um justiceiro que dá ordens a Gordon.

  • Teste de Campo - Escrito por Jordan Goldberg, dirigido por Hiroshi Morioka e produzido por Bee Train (Tsubasa Chronicles, Noir). Lucius Fox cria para Wayne um dispositivo que cria distorções magnéticas, capazes de desviar a trajetória de uma bala. Isso permite a Batman, que não usa armas de fogo, que use uma espécie de escudo à prova de balas, que ele testa num novo confronto entre Russo e Maroni. Porém, apesar de eficaz, Batman questiona seu uso, já que uma das balas a ele dirigidas ricocheteia em seu escudo e fere gravemente outra pessoa. Este episódio possui um dos melhores designs do pacote.

  • Esconderijos na Escuridão - Escrito por David Goyer, dirigido por Yasuhiro Aoki e produzido por Madhouse (Lodoss War). Pessoas sofrem alucinações com o gás do Espantalho, o que pode estar relacionado com relatos de visões de um crocodilo humano que vive nos esgotos. Nos subterrâneos de Gotham Batman confronta Killer Croc e o Espantalho, e como resultado ele fica drogado e ferido. O episódio mostra Bruce/Batman lidando com a dor, e é um dos que traz mais ação.

  • Lidando com a Dor- Escrito por Brian Azzarello, dirigido por Toshiyuki Kubooka e mais uma vez com animação do Studio 4C. A história é focada no treinamento passado de Bruce para controlar a dor, que vemos em flashbacks enquanto Batman, ainda se recuperando dos ferimentos, retorna aos esgotos para terminar as investigações. O ritmo da trama aqui é bem mais lento, com as atenções todas voltadas à construção do personagem.

  • Pistoleiro - Escrito por Alan Burnett, dirigido por Jong-Sik Nam e mais uma vez produzido por Madhouse. Com ritmo ágil e um visual bonito e forte, é o melhor episódio da coletânea. Deadshot é um pistoleiro de aluguel high tech que chega a Gotham para matar Gordon, o que obviamente atrairá Batman para a ação. O confronto de ambos no metrô é digno de um filme, e encerra Batman - O Cavaleiro de Gotham em seu ponto mais alto.

DVD
Lançado nos EUA em três versões - DVD simples, duplo e Blu-ray -, aqui no Brasil
Batman - O Cavaleiro de Gotham chega apenas em DVD simples. O formato de vídeo é widescreen anamórfico 1.78:1, com qualidade de imagem variável em virtude da diversidade de produtoras envolvidas, decisões criativas e, até mesmo, por problemas técnicos mesmo. Em alguns casos temos um alto nível de granulação, em outros as áreas negras não são sólidas como deveriam. Em determinados momentos vemos também uma acentuada digitalização na gradação de cores e tons de preto e cinza. Todos, fatores que muitas vezes distraem a atenção do espectador, que deveria estar concentrada nos belos designs e nos estilos de animação.

O áudio original em inglês é Dolby Digital 5.1, se por um lado é mais satisfatório que o vídeo, não chega a ser impressionante. Consegue criar uma boa sensação de imersão, e a mixagem de música, diálogos e ruídos é competente. No entanto os efeitos surround não são muito freqüentes, e os graves não exigem muito do subwoofer. Ainda assim é uma faixa bem superior à das dublagens em português e espanhol, em Dolby 2.0. As opções de legendas acompanham os idiomas disponíveis - português, inglês e espanhol.

EXTRAS
Perdidos os extras do DVD duplo americano, ficamos aqui apenas com dois (fora os trailers de 10.000 A. C., Appleseed EX MACHINA - estes, carregados antes dos menus -, Viagem ao Centro da Terra 3D, do jogo Lego Batman, de uma coletânea de desenhos do Popeye e de O Cavaleiro das Trevas):

Comentários em áudio - O vice-presidente da DC Comics Gregory Noveck, do ex-editor da DC Dennis O'Neil e do dublador do Batman, Kevin Conroy comentam fatos interessantes da produção e suas experiências em trabalhar com Batman. Também destacam alguns visuais impressionantes dos desenhos. Mas, como de praxe, a Warner não legendou os extras.

Prévia de Mulher Maravilha - Featurette de pouco mais de 10 minutos (desta vez com legendas em português), sobre o filme em animação da Mulher Maravilha, que será lançado em 2009 diretamente em DVD. O destaque são os depoimentos dos atores/dubladores Keri Russell (Mulher Maravilha/Diana), Nathan Fillion (Steve Trevor), Rosario Dawson (Artemis), Alfred Molina (Ares) e Virginia Madsen (Hippolyta).

MENUS
Os menus são estáticos mas interessantes, usando cenas de alguns dos animes. O principal é rotativo, mudando de imagem de fundo a cada carregamento.

DVDs COMENTADOS