A CELA
Direção: Tarsem Singh
Elenco:
Jennifer Lopez, Vince Vaughn, Vincent D'Onofrio
Distribuidora: PlayArte
Duração: 113 min.
 

Região: 4

Lançamento: 2001

Nº de discos: 1
Cotações:
Filme:
DVD:

Comentários de
Jorge Saldanha

Catharine Deane (Jennifer Lopez) é uma psicoterapeuta que adota um novo e revolucionário tratamento, que faz com que ela possa entrar na mente dos pacientes, em uma espécie de realidade virtual. Ela é procurada pelo agente do FBI Peter Novak (Vince Vaughn), que estava na pista do serial killer Carl Stargher (Vincent D'Onofrio), cujo passatempo predileto era raptar mulheres, mantê-las em cativeiro por 40 horas e, ao final, matá-las lentamente por afogamento. Stargher fora capturado logo após ter raptado mais uma jovem, mas infelizmente entrara em coma irreversível antes de confessar onde a encarcerara. Através de sua técnica, Catherine deverá correr contra o tempo no interior da mente do assassino, a fim de obter a informação. Porém, a personalidade de Stargher é tão distorcida que não apenas a vida da refém, mas também a da própria Catherine, está em perigo.

Dirigido por mais um diretor egresso dos videoclipes, Tarsem Singh, The Cell é um dos filmes visualmente mais inovadores do ano passado (e, talvez, dos últimos anos). À primeira vista, parece que estamos falando de um episódio mais longo de Quinta Dimensão, mas o fato é que a realização faz toda a diferença. As visões que temos do interior da mente do psicopata – violenta, perturbadora e sexual – nos causam a impressão de estarmos vivendo um sonho, ou melhor dizendo, um pesadelo. É aqui que se encontra o ponto alto do filme e onde o esmero técnico de Singh brilha, ao criar uma linguagem visual tão forte que elimina a necessidade de diálogos.

Apesar das falhas de direção e de roteiro que possa ter,
A Cela comprova ser uma experiência incomum e perturbadora, e dizer isso de um filme, hoje em dia, já basta para enaltecer suas qualidades. Ao contrário do que havia sido divulgado pela PlayArte, o DVD nacional de A Cela não possui todos os extras do americano, lançado pela New Line, mas inclui cenas deletadas, making of de efeitos especiais, etc
.

DVDs COMENTADOS