O Tigre e O Dragão
Direção: Ang Lee
Elenco:
Chow Yun-Fat, Michelle Yeoh, Zhang Ziyi
Distribuidora: Columbia
Duração: 109 min.

Região: 4

Lançamento: 2001

Nº de discos: 1
Cotações:
Filme:
DVD:

Comentários de
Jorge Saldanha

Os filmes de artes marciais de Hong Kong, com suas más interpretações, histórias ingênuas e lutas impressionantes, são muito populares na Ásia. Em muitos deles, nas chamadas fantasias de artes marciais (wuxia), os lutadores literalmente voam pela tela, desafiando a lei da gravidade. Cenas similares foram utilizadas com sucesso em Matrix, de 1999, e O Tigre e O Dragão, em 2000, foi uma homenagem ao gênero. O respeitado diretor Ang Lee adicionou, às elaboradas cenas de luta, elementos de romance, tragédia e um elenco talentoso, encabeçado pelos astros asiáticos Chow Yun-fat (consagrado nos primeiros filmes de John Woo) e Michelle Yeoh (007 – O Amanhã Nunca Morre), além da carismática novata Zhang Ziyi. Atrás das câmeras, Lee valeu-se do talento do cinegrafista Peter Pau e do lendário coreógrafo de artes marciais Yuen Wo-ping, não por acaso, o responsável pelas lutas de kung-fu em Matrix.

O roteiro foi adaptado a partir de um livro popular na China, centrado na busca de uma lendária espada conhecida como "Destino Verde". As filmagens foram árduas para todos os envolvidos: Chow e Yeoh tiveram de aprender a falar mandarin, o idioma utilizado, ao invés do cantonês, para dar mais autenticidade ao filme. E para as batalhas entre Jen (Zhang) e Yu Shu Lien (Yeoh) nos telhados, e entre Jen e Li Mu Bai (Chow) no topo de um bambuzal, foram necessárias semanas de estafante trabalho com os atores pendurados em fios, os quais foram removidos digitalmente na pós-produção. Mas o resultado final agradou (principalmente às platéias ocidentais, para quem o filme tinha um sabor de novidade), e esta combinação de imagens oníricas, romance, ação e comentário social foi um sucesso de público e crítica que rendeu, entre outros Oscars, o de melhor diretor para Ang Lee, e o de melhor Trilha Sonora Original para a bela partitura de Tan Dun.

O DVD nacional da Columbia possui muitos extras, como os comentários de áudio do diretor, trailers de cinema, making of, entrevista com Michelle Yeoh e o vídeo da música "A Love Before Time", com a cantora Coco Lee, em duas versões - mandarin e inglês. Para aqueles que se incomodarem com o mandarim dos atores, há a opção de assistir ao filme dublado em português.

DVDs COMENTADOS