DO FUNDO DO MAR
Direção: Renny Harlin
Distribuidora: Warner
Região: 4
Lançamento: 1999

Nº de discos: 1
Cotações:
Filme:
DVD:

Comentários de
Jorge Saldanha

Um dos sucessos de bilheteria de 1999, Do Fundo do Mar é o melhor exemplar do gênero “terror animal” a chegar às telas nos últimos anos. Isto graças à direção precisa do diretor Renny Harlin (Duro de Matar 2, Risco Total), que com a ajuda de efeitos especiais feitos em computador, consegue mesclar eficientemente cenas de grande suspense com outras de pura adrenalina. O foco central da trama é a pesquisa que alguns cientistas, liderados pela bela Saffron Burrows (Wing Commander), realizam em um laboratório marítimo a fim de conseguir a cura do Mal de Alzheimer, através da utilização de uma proteína extraída do cérebro de grandes tubarões geneticamente alterados. Acontece que, como efeito colateral da experiência, os tubarões ficam extremamente inteligentes, e após um acidente que inunda os corredores do laboratório, eles passam a caçar os sobreviventes que buscam desesperadamente uma saída para a superfície.

O filme mistura elementos de filmes consagrados, como o próprio Tubarão, de Steven Spielberg e O Destino do Poseidon, de Irwin Allen. É um grande jogo de gato e rato, no qual os tubarões são os gatos, e os humanos... Aliás, um dos maiores atrativos do filme é tentar adivinhar quem morre e quem sobrevive – acredite, quem está acostumado com os clichês do gênero, terá algumas surpresas. No elenco, apesar da presença dos veteranos Samuel L. Jackson e Stellan Skarsgard, quem rouba acena são os novatos Saffron Burrows (Drª Susan), Thomas Jane (Carter, o tratador dos tubarões) e o rapper LL Cool J (o cozinheiro Preacher).

O material adicional do DVD é atraente: além dos recursos de praxe (áudio em inglês Dolby 5.1, legendas em inglês, português e espanhol e seleção de cena), há o trailer de cinema, comentários em áudio do diretor Harlin e de Samuel L. Jackson e dois documentários: "Quando os Tubarões Atacam!" (que inclui até mesmo uma sessão de gravação da trilha, com o compositor Trevor Rabin) e "Os Tubarões de Deep Blue Sea". Infelizmente, nenhum destes extras é legendado em português.

DVDs COMENTADOS