GATTACA: A EXPERIÊNCIA GENÉTICA (EDIÇÃO DE LUXO)
Direção: Andrew Niccol
Elenco: Ethan Hawke, Uma Thurman, Jude Law, Gore Vidal, Alan Arkin, Xander Berkeley, Jayne Brook, Loren Dean, Ernest Borgnine, Elias Koteas

Distribuidora: Sony
Duração: 106 min.

Região: 4

Lançamento: 12/03/2008

Nº de discos: 1
Cotações:
Filme
DVD

Comentários de
Jorge Saldanha

SINOPSE
Sendo um dos últimos seres humanos “naturais” nascido em um mundo geneticamente concebido, Vincent Freeman (Ethan Hawke) não possui nenhum DNA selecionado para lhe garantir o sucesso. Desesperado para realizar o seu sonho de explorar o espaço, Vincent resolve assumir a identidade do ex-atleta Jerome, considerado geneticamente superior (Jude Law), que ficou aleijado após um atropelamento. Para evitar ser descoberto Vincent usa amostras de sangue, urina, pele e cabelos de Jerome para passar nos testes genéticos, e se torna um dos experts da Estação de Pesquisas Espaciais Gattaca. Ele chama a atenção de uma atraente colega de trabalho (Uma Thurman), mas quando um diretor do vôo é brutalmente assassinado, um cílio deixado na cena do crime ameaça acabar com os planos de Vincent.

COMENTÁRIOS
Gattaca: A Experiência Genética foi um filme pioneiro – quando foi lançado, em 1997, a clonagem humana ainda era uma possibilidade remota, parecendo mesmo coisa de ficção científica. Atualmente, apesar de ainda não ter sido clonada nenhuma pessoa (que se saiba, pelo menos...), os avanços científicos que ocorreram na área já produziram clones de várias espécies de mamíferos superiores e mesmo a transferência de DNA de uma espécie para outra - comprovando na prática a viabilidade de tais técnicas serem aplicada a primatas, neles incluído o homem. Mas enquanto ainda hoje se debate as implicações éticas do uso da engenharia genética na medicina, Gattaca nos mostra um futuro próximo onde as pessoas são concebidas para serem geneticamente superiores – e aquelas que não tiveram essa sorte, ou seja, as que são equivalentes a nós, hoje, devem lutar contra o estigma de serem inferiores para conquistar uma posição relevante na sociedade. Como diria Vincent, é a discriminação possível graças à genética.

Estilizadamente montado e com uma narrativa ajustada e fluída, o filme impacta ainda hoje, com um senso de realismo que só aumentou graças ao espaço conquistado pela genética na mídia em geral. Isto graças, primeiramente, ao roteiro do diretor neo-zelandês Andrew Niccol, que com bom embasamento científico toca em vários tópicos que desde então vêm sendo de discussão pública em escala mundial, como a fertilização in vitro e a pesquisa das células–tronco, tudo à luz da questão dos direitos e liberdades individuais. E faz isto num sofisticado meio sci-fi que também envereda pelo caminho da investigação policial. Ajudam, também, os excelentes cenários e objetos de cena que evocam um futuro com um pé no passado, e seu elenco uniformemente brilhante – o trio principal Ethan Hawke, Jude Law (em seu primeiro filme) e Uma Thurman está excelente, e ainda temos o fenomenal Alan Arkin e o famoso escritor Gore Vidal, em atuação espantosamente ótima. Pelo conjunto de suas qualidades, Gattaca deverá continuar a provocar a reflexão mesmo quando o que o espectador estiver vendo na tela não diferir muito da realidade de seu mundo. Sem dúvida é um filme adiante de seu tempo, e que merece maior reconhecimento.


DVD
Gattaca já fora lançado anteriormente em DVD pela Sony, inclusive numa edição Superbit. Confesso que há anos não via o filme, e não conheci nenhuma dessas versões anteriores em DVD. Portanto fica difícil julgar se, em termos de qualidade de áudio e vídeo, esta nova “Edição de Luxo” trouxe ganhos de qualidade. Acredito que sim, até porque como o filme está também sendo lançado em Blu-ray, a Sony deve ter feito uma nova transferência em alta definição. A imagem deste DVD não chega a ser excepcional (aliás, depois que se vê um filme em Blu-ray, qualquer imagem de um DVD standard tenderá a parecer medíocre), porém, é indiscutivelmente clara e limpa, considerando que o filme já tem mais de dez anos. Há um mínimo de imperfeições de película, não notamos problemas de compressão e temos uma transferência widescreen anamórfica, na proporção original 2.40:1, que realça um dos pontos altos da realização – sua impecável visualização do futuro. As cores são “quentes” quando apropriado, e há um alto nível de nitidez. O áudio Dolby Digital 5.1, disponível em inglês, português, espanhol, francês, não tem muitas chances de se destacar, uma vez que o filme enfatiza os diálogos e a bela trilha incidental de Michael Nyman é discreta, ambiental. De qualquer modo, ambos soam sempre claros, e quando exigidos os canais surround e o subwoofer cumprem bem seu papel, criando um campo sonoro envolvente. Os menus, para uma edição especial, deixam a desejar – são estáticos e não-anamórficos. Menus e legendas estão disponíveis nos mesmos idiomas das opções de áudio.

EXTRAS
Eis mais uma “Edição Especial” que não traz comentários em áudio e que não traz grande quantidade de extras em seu único disco – aliás, pelo que sei, além dos extras que já existiam no DVD original, ela não agrega muito material. Pelo menos, todos os extras (exceto trailers), que possuem áudio em inglês 2.0, trazem a opção de legendas em português. Assim, dos extras antigos temos seis Cenas Excluídas (em letterbox, com qualidade sofrível), que podem ser vistas separadamente ou em conjunto, somando 10:44min.; o featurette feito em 1997 para divulgação Especial Original (letterbox), com duração de 6:51min.; e o outtake Teste de Substância (letterbox), com 35s., que é um exame de urina feito de forma, digamos... atípica. De inédito temos a nova retrospectiva Bem-vindo a Gattaca (widescreen anamórfico), que nos seus 21:57min. apresenta depoimentos de membros do elenco e equipe (do diretor Niccol, infelizmente, só vemos imagens – em nenhum extra ele é entrevistado), e o featurette Não Modifique? (fullscreen), com 14:50min., narrado por Gore Vidal e que explora os temas científicos do filme. Além disso, foram incluídos trailers de lançamentos da Sony em DVD e Blu-ray, que são carregados automaticamente antes do menu e também podem ser acessados posteriormente nos extras.

IMAGENS

DVDs COMENTADOS