HAVAÍ 5-0 - A PRIMEIRA TEMPORADA
Direção: Vários
Elenco:
Jack Lord, James MacArthur, Zulu, Kam Fong
Distribuidora: Paramount
Duração: 1270 min.
 

Região: 4

Lançamento: 24/04/2007

Nº de discos: 7
Cotações:
Filme
DVD

Comentários de
Jorge Saldanha

SINOPSE
Liderada pelo frio e durão detetive Steve McGarrett (Jack Lord), a 5-0 é uma unidade especial da polícia de Honolulu que, a cada episódio, combate o crime nas paradisíacas paisagens do Havaí.

COMENTÁRIOS
Os anos 1960 foram pródigos em gerar clássicos da TV americana, e no gênero policial talvez o maior deles tenha sido Havaí 5-
0. A série, criada por Leonard Freeman, foi a primeira inteiramente produzida e filmada nas ilhas do Havaí, o que demandou a criação de toda uma infra-estrutura por lá. O resultado compensou, uma vez que a série durou 12 temporadas de grande sucesso mundial, e nesse período ela foi o melhor cartão postal que o Havaí já teve. As filmagens eram feitas nas mais variadas locações, de modo a explorar as belas paisagens havaianas. Liderando o elenco tínhamos o já falecido Jack Lord, que anteriormente havia participado de outras produções televisivas, mas era mais conhecido por ter interpretado o agente da CIA Felix Leiter no primeiro filme de James Bond, 007 contra o Satânico Dr. No. Também em destaque no elenco, interpretando Danny “Danno” Williams (exceto no piloto, onde outro ator viveu o personagem), estava o jovem James MacArthur, que também já era conhecido do público por suas aparições na TV e cinema (incluindo o filme da Disney A Cidadela dos Robinsons). Atores locais como Kam Fong, Zulu, Al Harrington e Herman Wedemeyer interpretavam outros membros da equipe. O veterano ator Richard Denning, que se aposentara e vivia no Havaí, voltou à ativa para participar de vários episódios como o Governador. Entre os astros convidados, despontavam nomes como Leslei Nielsen, Sal Mineo, Ricardo Montalban, Gavin MacLeod e Yaphet Kotto. O vibrante tema de abertura, composto por Morton Stevens, ainda hoje é conhecido até por quem nunca ouviu falar da série – ele fez um sucesso incrível na interpretação do grupo The Ventures. Havaí 5-0 foi a precursora de outras séries similares de sucesso, como Magnum e Miami Vice, e até por seu pioneirismo, vista sob os padrões de hoje ela está datada. A tecnologia da época, utilizada pela 5-0, é obviamente rudimentar. Os personagens, principalmente femininos, são estilizados, e as tramas não deixam dúvidas de que estamos frente a um clássico confronto dos bons contra os maus, sem meio termo. Os roteiros tratam de assuntos típicos de dramas criminais – assassinatos, roubos, tráfico -, mas eventualmente também da ação de agentes comunistas nas ilhas - não podemos esquecer que a série foi produzida em plena Guerra Fria. O pior deles, o agente da China Vermelha Wo Fat, surge já no episódio piloto “Casulo”, inédito na televisão brasileira e incluído no box, que ao longo das temporadas seguintes reapareceria para perturbar McGarrett e sua equipe. Mas apesar de tudo isso (e muitos irão curtir exatamente esse legítimo clima retrô), é inegável a importância da série e seu lançamento, em DVD, é uma chance para que tenhamos em casa mais um clássico da televisão. Havaí 5-0 é o tipo de entretenimento que, para o bem ou para o mal, não se vê mais na TV.

O DVD
Os sete DVDs que compõem o box da primeira temporada de Havaí 5-0 estão acondicionados em embalagens Amaray slim individuais, envoltas em uma luva de cartolina. Além dos 23 episódios da temporada, foi incluído o episódio piloto “Casulo”, que até onde sei nunca foi exibido no Brasil. A exemplo de outras séries clássicas que a Paramount lançou ou vêm lançando no Brasil, também Havaí 5-0 teve seus episódios (que tinham por volta de 51 minutos de duração, em vez da média de 42 minutos das séries atuais) remasterizados, com resultados excelentes. A imagem no seu formato original fullscreen 1.33:1 é cristalina, nítida, com cores vibrantes, pretos sólidos, poucos danos de película e sem artefatos. O áudio original em inglês, apesar de mono, é de boa qualidade, sem distorções. Mesmo em volume alto, a música tema soa límpida, com fidelidade. Apenas no episódio “Twenty-Four Karat Kill” deu para perceber alguma degradação no áudio, um pouco distorcido. Além do áudio em inglês temos apenas uma faixa em espanhol, e é de se lamentar que a Paramount, diferentemente do que fez com a série Missão Impossível, não incluiu a dublagem original em português. Para muitos nostálgicos fãs de séries clássicas essa seria uma adição obrigatória, e não tenho dúvidas de que este box venderá bem menos por essa razão. As legendas estão disponíveis em português, inglês e espanhol.

OS EXTRAS
Para este primeiro box de Havaí 5-0 não foi produzido especialmente nenhum material adicional, apenas foi incluída uma edição especial do programa da televisão havaiana Emme’s Island Moments, intitulada “Memories of Hawaii Five-O”. Exibido originalmente em 1996, este especial de 42 minutos, legendado em português, traz vários depoimentos de membros da equipe de produção e do elenco da série, além das esposas de Leonard Freeman (à época já falecido) e de Jack Lord, que não pôde participar em virtude de doença. São contadas muitas curiosidades sobre a produção, mostrados os estúdios onde a série era filmada, e ao final os participantes prestam um tributo especial a Lord, retratado como uma figura quase paternal, com voz ativa na produção da série e um verdadeiro líder.

MENUS
 Os menus não foram traduzidos para o português, e o principal, animado com cenas de episódios, traz de fundo o tema musical da série.

DVDs COMENTADOS