HAVAÍ 5-0 - A SEGUNDA TEMPORADA
Direção: Vários
Elenco:
Jack Lord, James MacArthur, Kam Fong, Herman Wedemeyer, Harry Endo, Zulu, Al Harrington, Richard Denning, Al Eben, Peggy Ryan
Distribuidora: Paramount
Duração: 1224 min.
 

Região: 4

Lançamento: 30/10/2007

Nº de discos: 6
Cotações:
Filme
DVD

Comentários de
Jorge Saldanha

SINOPSE
Steve McGarrett (Jack Lord) comanda a 5-O, unidade de elite da polícia havaiana dedicada a solucionar os maiores crimes da ilha. Seu braço direito é o jovem e idealista Danny Williams (James MacArthur), e a equipe também inclui o veterano Chin Ho Kelly (Kam Fong) e o grandalhão Kono Kalakaua (Zulu). Tendo o cenário do Havaí como personagem adicional, a 5-0 está sempre na pista de assassinos, seqüestradores, extorsionistas, espiões e trava uma luta incessante contra o crime organizado.

COMENTÁRIOS
A segunda temporada de Havaí 5-O traz ótimos episódios, como "The Devil and Mr. Frog", "A Bullet for McGarrett" e "The Joker is Wild, Man, Wild!", e de modo geral é superior à anterior. Parte disso decorre da familiaridade do espectador: os personagens já foram apresentados, o estilo está bem estabelecido e os roteiristas possuem parâmetros definidos para desenvolver suas histórias. O padrão visual continua, com filmagens em belas locações, ângulos de câmera criativos e tomadas feitas dentro dos carros. Nesta temporada os personagens são um pouco mais desenvolvidos, como no episódio "Cry, Lie", onde Chin Ho Kelly é acusado de receber propina e o ator Kam Fong tem uma rara chance de se destacar. Danny tem um relacionamento mais pessoal com uma testemunha em "A Thousand Pardons, You're Dead!" e deve impedir que um amigo faça justiça com as próprias mãos em "Most Likely to Murder". Mas é McGarrett quem realmente se destaca, quando tenta extrair uma testemunha relutante de Singapura em "The Singapore File". Mais adiante, seu aniversário transforma-se num dia de terror quando ele fica cego após a explosão de uma bomba em "Blind Tiger". O vilão Wo Fat, introduzido no episódio piloto, retorna em "Forty Feet High and it Kills" e vemos um jovem Christopher Walken interpretando um marujo desertor fugindo de seus colegas e da polícia. Por ter sido produzida há quase 40 anos, esta temporada obviamente continua tendo elementos ultrapassados, como a insistência de, muitas vezes, colocar atores caucasianos interpretando personagens asiáticos, usando maquiagens que estão longe de serem convincentes. E, para os padrões de hoje, os policiais da 5-0 são muito ingênuos. Por exemplo, nenhum deles sabia o que era um "ninja"” e nunca tinham visto sua tradicional arma, o shuriken. Mas ao final, tudo colabora para dar um charme todo especial à série, resgatada para o público de hoje com muito capricho pela Paramount. Ainda há um detalhe que merece ser destacado: esta não é a segunda temporada completa de Havaí 5-0, porque o box não inclui o episódio "Bored, She Hung Herself". Nele, uma terapeuta havaiana desenvolve uma técnica envolvendo yoga e enforcamento, e pelo que consta o segmento nunca mais foi exibido em virtude da morte três pessoas, que teriam tentado imitar o procedimento.

O DVD
O box é composto por seis DVDs (um a menos que a primeira temporada), acondicionados em embalagens individuais Amaray slim, envoltas por uma luva de cartolina. Nela as fotos são praticamente as mesmas do box anterior, porém desta vez, no lugar de um tom predominantemente verde, se destaca a cor azul. Mais uma vez a qualidade da imagem dos episódios é ótima. Os 24 episódios presentes foram remasterizados em alta definição, o que resultou em transferências cristalinas que possuem cores vivas e firmes, grandes nitidez e contraste e ausência de artefatos. O formato da tela é o original 1.33:1 fullscreen, e o áudio em inglês, de modo geral, é muito bom, e mesmo sendo mono possui fidelidade compatível com um home theater. Pena que a Paramount, a exemplo do que fez com as séries Jornada nas Estrelas e Missão Impossível, não remasterizou o áudio para Dolby 5.1. Já a qualidade da dublagem em espanhol é ruim, e lamentavelmente, mais uma vez, não foi incluída a clássica dublagem em português, que pelo jeito foi perdida para sempre.

OS EXTRAS
Desta vez não temos nenhum documentário ou especial sobre a série. Os únicos extras incluídos são prévias da maioria dos episódios da temporada, com áudio em inglês e legendas em português, onde Jack Lord resume a trama e destaca a participação dos atores e atrizes convidados. Mais longas que as de hoje, elas podem ser assistidas no início do episódio correspondente (quando o ideal seria que fossem incluídas no final do episódio anterior), ou então todas as prévias de cada disco em seqüência.

MENUS
Os menus seguem o mesmo padrão da primeira temporada (sem tradução para o português).

DVDs COMENTADOS