XENA E HÉRCULES - A ÚLTIMA JORNADA
Direção: Vários
Elenco: Kevin Sorbo, Lucy Lawless, Michel Hurst, Renée O´Connor, Robert Trebor

Distribuidora: Universal
Região: 4

Ano: 2003

Nº de discos: 2
Cotações:
Filme:
DVD:

Comentários de
Jorge Saldanha

Em Hercules: The Legendary Journeys, Kevin Sorbo (Kull O Conquistador, Andromeda) viveu o mitológico herói filho de Zeus, por 5 temporadas já exibidas no Brasil pelo canal pago USA. A partir de 5 longa metragens do projeto Action Pack, a série produzida por Sam Raimi (Darkman, trilogia Evil Dead, Homem-Aranha) e Robert Tapert (O Alvo, Timecop) foi lançada pela MCA TV em Janeiro 1995, e em pouco tempo já estava disputando os primeiros lugares de audiência. A cada semana, os roteiristas colocavam o herói, muitas vezes acompanhado pelo audacioso Iolaus (Michael Hurst) ou pelo acovardado Salmoneus (Robert Trebor), frente a formidáveis inimigos. Monstros, demônios e deuses no estilo das antigas produções de Ray Harryhausen eram retratados em efeitos especiais criados por uma equipe de técnicos supervisionada por Kevin O'Neill, que trabalhou em filmes como Jurassic Park e O Máskara. A música, convenientemente épica, era composta por Joseph LoDuca, colaborador habitual de Raimi e autor da ótima trilha de O Pacto dos Lobos.

Pois foi em uma popular trilogia de episódios do primeiro ano de Hércules que surgiu a intrépida guerreira Xena (Lucy Lawless). Este DVD duplo que a Universal lançou no Brasil contém estes 3 episódios e mais 2, sendo um deles da série própria que a personagem ganhou em 1996, após o sucesso de suas aparições em Hércules (e que fez mais sucesso que a série original, tendo durado 6 temporadas, também exibidas pelo USA). No episódio A Princesa Guerreira, Xena, em sua sede de conquista, tenta eliminar Hércules jogando contra ele seu melhor amigo, Iolaus. Seu plano obviamente falha, e no episódio O Desafio, ao rebelar-se contra a matança indiscriminada provocada pelo comandante de seu exército, Darphus, Xena é traída por ele e passa por uma radical transformação. Finalmente, no episódio Unindo Forças Contra o Mal, Xena reconcilia-se com Hércules e os dois, juntamente com Iolaus e Salmoneus, derrotam Darphus e seu antigo exército. Mesmo apaixonada pelo filho de Zeus, ela o deixa, partindo não mais para conquistar, mas sim para reparar o mal que fizera. O episódio da série Xena presente no DVD é Prometeu, onde Hércules e Iolaus juntam forças com Xena e sua companheira de aventuras Gabrielle (Renée O´Connor) para libertar o deus Prometeu, que foi acorrentado pela deusa Hera. Em O Dia do Juízo, episódio de Hércules que encerra a coletânea, Xena descobre que o herói decidiu abdicar de seus poderes para casar-se com Serena (Sam Sorbo). Mas o deus da Guerra Ares (Kevin Smith) planeja fazer com que Hércules fique convencido de que matou Serena, levando-o à loucura e à destruição.

Sem dúvida este é um lançamento que agradará aos fãs das 2 séries, mas há algumas falhas que demonstram, infelizmente, certo desleixo da Universal. O áudio é correto (Dolby 2.0 em inglês e espanhol), há legendas em diversos idiomas e o formato de tela é o original fullscreen. No entanto, como se não bastassem aqueles intermináveis avisos em diversas línguas após cada episódio, a distribuidora não incluiu a conhecida dublagem em português, e um dos episódios, Prometeu, possui qualidade de imagem medíocre. Para completar, inverteu a ordem cronológica dos episódios, colocando no disco 1 os episódios mais recentes e no disco 2 os episódios originais de Hércules. É provável que a distribuidora venha a lançar outros episódios especiais destas séries, como o longa-metragem de encerramento de Xena. Nos EUA, as temporadas completas destas séries estão sendo lançadas pela Anchor Bay, que não possui distribuição no Brasil.

DVDs COMENTADOS