O HOMEM SEM SOMBRA (EDIÇÃO ESPECIAL)
Direção: Paul Verhoeven
Elenco:
Kevin Bacon, Elisabeth Shue, Josh Brolin
Distribuidora: Columbia
Duração: 113 min.

Região: 4

Lançamento: 2001

Nº de discos: 1
Cotações:
Filme:
DVD:

Comentários de
Jorge Saldanha

Este recente filme do diretor holandês Paul Verhoeven é mais uma incursão sua no gênero sci-fi, a exemplo dos já clássicos Robocop (1987), O Vingador do Futuro (1990) e do controvertido Tropas Estelares (1997). Aliás, controvérsia parece ser uma característica da obra de Verhoeven, que em Hollow Man narra uma variação da obra de H. G. Wells O Homem Invisível. Como no livro de Wells, e suas antigas versões cinematográficas, Verhoeven propõe a idéia intrigante de que qualquer pessoa acaba por ceder às tentações do poder absoluto e impunibilidade (no caso, propiciados pela invisibilidade).

Kevin Bacon interpreta Sebastian Caine, um cientista (egoísta e com complexo de superioridade), que lidera uma pesquisa secreta que visa tornar formas de vida invisíveis, e após, novamente visíveis. Após várias experiências com animais, Caine finalmente descobre o código que retornará os animais à sua forma visível. O cientista resolve ser a primeira cobaia humana do método, e após uma injeção de soro fluorescente, torna-se invisível lentamente, órgão a órgão. O problema é que a reversão do processo fracassa, e logo o novo homem invisível já está se comportando mal – espionando seus colegas e estuprando a vizinha. Caine,  psicótico, começa a matar um por um os membros da equipe, e caberá à sua colega (e ex-namorada) Elisabeth Shue, auxiliada por Josh Brolin, derrotá-lo.

A crítica, para variar, malhou O Homem Sem Sombra, considerando-o um filme raso. Mas a verdade é que as cenas de erotismo e violência, típicas da filmografia do diretor, e os impactantes efeitos especiais da ILM de George Lucas, fazem deste um daqueles títulos aos quais ninguém fica indiferente.

O caprichado DVD da Columbia possui menus e legendas em português, áudio em português (Surround), espanhol (Surround) e Inglês 5.1(Dolby Digital). O farto material adicional, totalmente legendado em português, inclui o Making Of  Especial da HBO Anatomia de um Thriller: Nos Bastidores, comentários em áudio de Paul Verhoven, Kevin Bacon e Andrew Marlowe (roteirista), cenas inéditas com comentários do diretor, comparações (picture in picture) de efeitos especiais, trailers de cinema, notas sobre o elenco e realizadores, e, o que provavelmente mais atrairá os Scoretrackers, a trilha sonora (leia críticas aqui) isolada com comentários - também legendados! - do maestro Jerry Goldsmith.

DVDs COMENTADOS