PACOTE JACK RYAN
Direção: Vários
Distribuidora: Paramount
Duração: 109 min.

Região: 4

Lançamento: 17/05/2001

Nº de discos: 3
Cotações:
Filmes:
DVDs:

Comentários de
Jorge Saldanha

A Caçada ao Outubro Vermelho foi dirigido em 1990 com a habitual competência de John McTiernam, e tem a ação situada em 1984, ainda durante a Guerra Fria. Sean Connery é o capitão Marko Ramius, comandante do mais avançado submarino nuclear soviético, o Outubro Vermelho, dotado de um novo sistema de propulsão que o torna indetectável pelo sonar. Ramius resolve desertar para os Estados Unidos, e os soviéticos, mesmo sabendo de suas verdadeiras intenções, dizem aos americanos que o capitão enlouqueceu e que pretende, ao chegar na América, disparar seus mísseis. Deste modo, russos e americanos passam a perseguir o Outubro Vermelho por diferentes razões. Jack Ryan (Alec Baldwin), analista da CIA, é o único americano que suspeita das reais intenções de Ramius, e necessita convencer seus superiores antes que o submarino soviético seja encontrado e destruído. O suspense deriva, principalmente, da caçada submarina que se estende por quase duas horas. Apesar do ritmo lento e da atuação apagada de Baldwin, o filme é valorizado pelo ótimo elenco de apoio (Scott Glenn, James Earl Jones, Sam Neill, Jeffrey Jones, Peter Firth), os bons efeitos da Industrial Light and Magic, a ótima trilha de Basil Poledouris e, principalmente, pelo carisma de Sean Connery.

Em Jogos Patrióticos, dirigido em 1992 por Phillip Noyce, Harrison Ford estreou com sucesso no papel de Ryan, que no início do filme está tranqüilamente dando suas aulas na faculdade, no melhor estilo do professor Indiana Jones. Os problemas começam quando Ryan e sua família, de férias em Londres, subitamente se vêem no meio de um ataque de terroristas do IRA ao carro de Lord Holmes (James Fox), membro da Família Real Britânica. Ryan acaba matando o irmão de um dos extremistas. Miller, o irmão sobrevivente (Sean Bean), é capturado, enquanto vários de seus companheiros conseguem fugir. Posteriormente, Miller escapa e tenta vingar-se de Ryan, que por sua vez tenta desesperadamente proteger a si e à sua família do terrorista e de seus asseclas. Além de uma trama movimentada, Jogos Patrióticos é superior a A Caçada ao Outubro vermelho principalmente por contar com Ford no papel de Ryan. O ator mais uma vez está perfeito no papel do herói durão, mas humano, o que dá credibilidade à trama. Destacam-se, também, Anne Archer como a esposa de Ryan, James Earl Jones, retornando do filme anterior, Patrick Bergin como o líder dos terroristas, e Richard Harris em uma pequena aparição.

Em Perigo Real e Imediato, novamente dirigido, em 1994, por Phillip Noyce, Jack Ryan (Ford), ocupa um importante cargo na inteligência do governo americano. Amigos do presidente dos Estados Unidos são mortos por membros do cartel das drogas, o que leva o governante a decretar uma guerra secreta contra os chefões sul-americanos do tráfico. Para tanto, utiliza-se de mísseis guiados a laser e de uma pequena força de ataque, que se esconde nas selvas. Quando a guerra secreta torna-se um incômodo político, os soldados da força de ataque, liderados por Willem Dafoe, são abandonados à própria sorte, para serem capturados e, certamente, mortos. Quando Ryan descobre o que aconteceu com os homens, ele decide ajudá-los e responsabilizar os burocratas responsáveis. Ryan vai para a América do Sul, encontra os soldados sobreviventes e enfrenta o vilão, vivido pelo ator português Joaquim de Almeida. Mais uma vez, Ford dá credibilidade ao papel e ao próprio filme: o momento da confrontação com o presidente dos Estados Unidos (Donald Moffat) é conduzido com firmeza pelo ator, e a platéia exulta com a cena. Perigo Real e Imediato, como os demais títulos de Jack Ryan, não apresenta qualquer extra além do trailer de cinema, mas possui excelente qualidade de som (em Dolby 5.1) e imagem (em widescreen).

DVDs COMENTADOS