JOSHUA - O FILHO DO MAL (LOCAÇÃO)
Direção: George Ratliff
Elenco:
Sam Rockwell, Vera Farmiga, Celia Weston, Dallas Roberts, Michael McKean, Jacob Kogan, Nancy Giles, Ezra Barnes, Tom Bloom, Rufus Collins, Alex Draper, Jodie Markell
Distribuidora: Fox
Duração: 105 min.

Região: 1, 4

Lançamento: 20/02/2008

Nº de discos: 1
Cotações:
Filme
DVD

Comentários de
Jorge Saldanha

SINOPSE
Brad (Sam Rockwell) e Abby Cairn (Ver Farmiga) tem uma vida fantástica: um casamento feliz, um espaçoso apartamento em Manhattan, um esperto filho de nove anos e um bebê a caminho. Mas o ressentimento do jovem Joshua (Jacob Kogan) em relação à chegada de sua irmãzinha dá início a uma série de eventos trágicos que espalham desespero profundo e terror psicológico na casa dos Cairn.

COMENTÁRIOS
A partir da arte da capa e do subtítulo em português, o espectador é levado a pensar que Joshua – O Filho do Mal é uma espécie de clone de A Profecia. Sem dúvida as duas produções têm pontos em comum, afinal o tema aqui é uma criança que envolve seus pais e sua irmãzinha recém nascida numa trama maligna. A diferença é que as motivações do garoto de nove anos não têm fundo sobrenatural - na verdade o comportamento doentio de Joshua nunca fica bem explicado. Resta-nos apenas acreditar que o ciúme despertado pelo nascimento do bebê é o elemento catalisador que leva o jovem psicopata, que até então se contentava em fazer mal a animais, a criar situações que aos poucos vão enlouquecendo os pais.

Na primeira metade do filme o diretor novato
George Ratliff consegue criar uma efetiva e crescente sensação de ameaça, onde o espectador não tem qualquer pista sobre as reais intenções de Joshua. Sabe obviamente que o garoto é o vilão, mas o filme vai sendo conduzido de forma efetiva e imprevisível. Não temos aqui mortes sangrentas, sustos fáceis e ruídos estridentes tão comuns hoje no gênero; em lugar disso, se faz presente uma opressão psicológica palpável que vemos refletida nos rostos dos pais do garoto. De modo geral não há nada de inovador, contudo é bom ver que ainda existe uma certa sutileza na realização de alguns filmes de suspense. O problema é que esta linha não se sustenta até o fim, e a partir do momento em que o garoto envenena o cão da família, o filme passa a lançar mão de alguns clichês que não ajudam a compensar o ritmo arrastado da história.

Se há um aspecto onde Joshua se destaca é na escolha do elenco central. O sempre ótimo Rockwell (O
Guia do Mochileiro das Galáxias) brilha, especialmente no ato final do filme. Farmiga (Os Infiltrados), por sua vez, está excelente no papel da mãe que progressivamente vai perdendo a razão. E por fim o garoto estreante Kogan, em atuação natural e convincente, torna plenamente justificável (ou no mínimo aceitável) uma conclusão que, em muitos pontos, fica em aberto. Temos então um filme tecnicamente bem feito, com um roteiro que talvez canse o expectador, mas que se destaca pelas atuações de um elenco de valor. Hoje em dia, isso para mim já basta para tornar este suspense recomendável, nem que seja para uma única locação.

O DVD
Este é um típico DVD para locação da Fox, sem extras mas trazendo uma série de trailers de outros lançamentos da distribuidora antes do carregamento dos menus, que são estáticos e bem básicos. Mas a qualidade técnica do filme, apresentado em widescreen anamórfico na proporção 1.85:1, é ótima. Fora alguma granulação natural em determinados momentos, temos grande nitidez e contraste. Como é comum hoje, nota-se uma alteração digital nas cores, que gradualmente vão ficando “lavadas” – mas trata-se aqui de um recurso criativo da produção. Os pretos são profundos, e não há artefatos de compressão visíveis. Quanto ao áudio, temos uma faixa Dolby Digital 5.1 discreta que intencionalmente evita volumes altos. O sound design é bem calculado e direcionado à sutileza, raramente usando os canais surround e com uma trilha sonora não intrusiva. Além do áudio original em inglês temos dublagens em português e espanhol, mesmos idiomas nos quais as legendas estão disponíveis.

OS EXTRAS
Como já citado acima, este é um típico DVD de locação da Fox, que não traz nenhum material suplementar. Até o momento em que escrevia esta resenha desconhecia se o DVD para venda direta traria os extras da edição norte-americana, que oferece comentários em áudio, entrevistas, teste de Jacob Kogan e um vídeo-clipe.

MENUS

DVDs COMENTADOS