KOLCHAK: THE NIGHT STALKER
Direção: Vários
Elenco:
Darren McGavin, Simon Oakland, Scatman Crothers, Antonio Fargas, Sharon Farrell, Dick Van Patten, Jamie Farr, Larry Linville, Jim Backus
Distribuidora: Universal
Duração: 1026 min.
 

Região: 1

Lançamento: 04/10/2005

Nº de discos: 3
Cotações:
Filme:
DVD:

Comentários de
Jorge Saldanha

A SÉRIE
Carl Kolchak (Darren McGavin), um repórter tenaz e excêntrico do Serviço Independente de Notícias de Chicago, comandado pelo cético Tony Vincenzo (Simon Oakland), investiga crimes bizarros, que ao final descobre terem sido cometidos por criaturas estranhas ou entidades sobrenaturais, como espíritos assassinos, Jack o Estripador, vampiros, demônios, alienígenas, etc. Suas investigações, não raro, o colocam em confronto com seu chefe e com a polícia, que não quer tornar pública a verdadeira natureza dos responsáveis pelos crimes.

O repórter Kolchak, com seu chapeuzinho de palha, terno surrado e tênis imundo, surgiu nos telefilmes de sucesso Pânico e Morte na Cidade (The Night Stalker) e A Noite do Estrangulador (The Night Strangler), produzidos por Dan Curtis e exibidos originalmente em 1972 e 1973. A boa receptividade dos filmes (também disponíveis em DVD apenas na Região 1) fez com que a Universal desse sinal verde para a produção da série conhecida no Brasil como Kolchak e os Demônios da Noite, que infelizmente durou apenas uma temporada (1974/1975) com 20 episódios. Talvez a série hoje não fosse muito lembrada, caso o produtor Chris Carter não tivesse declarado que ela foi a maior inspiração para sua aclamada (e longa) Arquivo X. Carter homenageou The Night Stalker ao escalar o Kolchak em pessoa, Darren McGavin (falecido recentemente, em fevereiro de 2006), para interpretar em alguns episódios o primeiro agente do F.B.I. a trabalhar na seção conhecida como Arquivo X. As semelhanças entre as duas séries são evidentes: o protagonista é um cara desacreditado, que em virtude de suas próprias experiências, acredita na existência de eventos sobrenaturais ou sem respaldo científico. Normalmente é alvo de descrédito e zombarias, e tem de enfrentar o ceticismo de seu parceiro (no caso de Kolchak, Vincenzo). Porém, diferentemente de Arquivo X, que possuía um arco que foi desenvolvido ao longo de suas nove temporadas, The Night Stalker se resumia apenas aos episódios do “monstro da semana”, o que pode ter contribuído para a Universal considerar que seu conceito já estava esgotado com apenas uma temporada. Aliás, o estúdio parece não ter levado o programa a sério desde o início: a pobreza da produção fica evidente nos efeitos e maquiagens toscas, e os roteiristas não se esforçavam muito em inovar as tramas. Era sempre a mesma coisa - assassinatos inexplicáveis, a polícia dizendo não acreditar em Kolchak, estragando o filme da sua câmera, etc. Em 2005 foi lançada nos EUA uma nova versão da série que, entre outras modificações, criou um arco relativo à morte da esposa de Kolchak – que teria ligação com os outros acontecimentos sobrenaturais mostrados na série. Mas ela não possuía o charme único do original, fruto principalmente da caracterização memorável de Darren McGavin e do divertido relacionamento entre Kolchak e Vincenzo. Como resultado, também a nova versão de The Night Stalker não sobreviveu à sua primeira temporada.

O DVD
Kolchak e os Demônios da Noite, que há décadas não é reprisada no Brasil (nem na TV paga), infelizmente, está disponível apenas na Região 1, em um box nexpak de três discos, contendo os 20 episódios da série. Os discos estão acondicionados em embalagens plásticas individuais bem finas, e dois deles possuem conteúdo em duas faces:

Disco 1, Lado A

Disco 1, Lado B

Disco 2, Lado A

Disco 2, Lado B

Disco 3, Lado A

· The Ripper

· The Zombie

· They Have Been, They Are, They Will Be...

· The Vampire

· The Werewolf

· Firefall

· The Devil's Platform

· Bad Medicine

· The Spanish Moss Murders

· The Energy Eater

· Horror in the Heights

· Mr. R.I.N.G.

·    Primal Scream

·    The Trevi Collection

·    Chopper

·    Demon in Lace

· Legacy of Terror

· The Knightly Murders

· The Your Killer

· The Sentry

Os episódios estão apresentados em seu formato original 1.33:1 full frame, e o nível de granulação e imperfeições presente, apesar de não comprometer muito, deixa transparecer a idade da série. Ou seja, não houve um processo de restauração à altura do que foi dispensado a outros programas da época ou ainda mais antigos. Pelo menos não há artefatos de compressão perceptíveis, e a saturação das cores está adequada. Igualmente adequado à idade do material é o áudio em inglês Dolby mono. Há legendas disponíveis em inglês e espanhol.

OS EXTRAS
Pelo jeito a Universal lançou este box às pressas para aproveitar o lançamento da nova versão de The Night Stalker por lá, e não teve tempo para produzir qualquer material bônus. Apenas foram incluídos trailers de cinco outras séries da Universal em DVD, que rodam antes do carregamento do menu do primeiro disco (ou seja, você terá que apertar uma tecla se não quiser assisti-los): Law & Order, Battlestar Galactica (nova versão), House M.D., American Gothic e The Munsters: Season Two. Mas estes trailers nem podem ser considerados extras, já que não têm qualquer relação com esta cultuada série.

MENUS
 Os menus são interessantes, principalmente porque cada episódio possui um menu individual completo, que inclui até mesmo uma curta resenha em texto da história.

DVDs COMENTADOS