Força Sinistra
Direção: Tobe Hopper
Elenco:
Steve Railsback, Mathilda May, Peter Firth, Frank Finlay, Patrick Stewart
Distribuidora: Fox / MGM
Duração: 116 min.

Região: 4

Lançamento: 2000

Nº de discos: 1
Cotações:
Filme:
DVD:

Comentários de
Jorge Saldanha

Em 1985, o cometa Halley fez a sua mais recente visita à Terra, e Força Sinistra foi escolhido para ser o “Filme do Cometa”. Em busca de um verdadeiro épico de ficção-científica, os produtores escolheram uma equipe de peso: direção de Tobe Hoper (O Massacre da Serra Elétrica, Poltergeist), roteiro de Dan O´Bannon (Alien) e Don Jakoby, baseado no aclamado livro de Colin Wilson Vampiros do Espaço, efeitos visuais de John Dykstra (Star Wars) e música do renomado Henry Mancini. Porém, nem tudo deu certo: para começar, o cometa Halley mal pôde ser visto da Terra (no filme, ele aparece gigantesco), o elenco (que inclui Patrick Stewart em uma ponta pré-Picard) mostrou-se fraco e o resultado final, uma space opera que acaba virando uma estranha mistura de filmes de vampiros, zumbis e fim do mundo, fez Colin Wilson execrar a adaptação de sua obra. As críticas foram impiedosas, e o fracasso de bilheteria ajudou a enterrar a Cannon Films.

Tudo começa quando a tripulação de um ônibus espacial descobre, na cauda do cometa, uma espaçonave contendo alienígenas fossilizados, a maior parte semelhantes a grandes morcegos. Três dos alienígenas, em forma humana, são trazidos à Terra, revivem e, ao se alimentarem da força vital de suas vítimas, transformam as pessoas em um tipo de vampiros. As vítimas continuam o ciclo, e em breve todo o planeta está em perigo. O único sobrevivente do ônibus espacial (Steve Railsback) segue em busca da líder dos vampiros do espaço (Mathilda May, que nos oferece generosas doses de sua nudez), a fim de destruí-la.

Tobe Hopper atribuiu o fracasso do filme, em grande parte, à edição final, o que motivou anos depois o lançamento de uma versão do diretor em laserdisc – a mesma contida no DVD. Nesta versão, o tema de Henry Mancini, que na versão dos cinemas era ouvido apenas nos créditos finais, acompanha toda uma nova abertura, e há 15 minutos de cenas adicionais (entre outras, as cenas espaciais do início e no interior da nave alienígena são mais longas). Assistir a Força Sinistra, sem dúvida, é uma experiência incomum, com pessoas virando zumbis ou desintegrando-se nos cenários destruídos de Londres (o que remete a alguns filmes de FC dos anos 50). O DVD possui recursos similares ao de A Experiência, com áudio em inglês Dolby Digital 5.1, porém o formato de tela é letterbox (não-anamórfico). O único extra presente é um trailer.

DVDs COMENTADOS