PERDIDOS NO ESPAÇO - SEGUNDA TEMPORADA COMPLETA
Direção: Vários
Elenco:
Guy Williams, June Lockhart, Mark Goddard, Billy Mumy, Marta Kristen, Angela Cartwright, Jonathan Harris
Distribuidora: Fox
Duração: 1470 min.

Região: 4

Lançamento: 08/12/2004

Nº de discos: 8
Cotações:
Filme:
DVD:

Comentários de
Jorge Saldanha

A SÉRIE
Na primeira temporada vimos como, após o clandestino Dr. Smith (Jonathan Harris) ter sabotado a nave Júpiter 2, a pioneira família de exploradores do espaço, os Robinsons, caiu em um planeta desconhecido. Em sua luta para sobreviverem, tiveram que enfrentar catástrofes naturais, monstros, alienígenas e os estratagemas de Smith. No início desta segunda temporada, os Robinsons correm contra o tempo para reparar a nave e extrair o combustível necessário para que eles possam decolar antes que o planeta se desintegre. Eles conseguem fugir a tempo, mas encontram-se frente a um dilema – prosseguir para Alpha Centaury, seu destino original, ou voltar para a Terra? No entanto, graças às trapaças do cada vez mais hilário Smith, eles novamente se perdem no espaço e, fugindo de um míssil alienígena, fazem um pouso forçado em outro planeta inóspito, onde irão encontrar alienígenas cada vez mais bizarros. Esta segunda temporada da famosa série de Irwin Allen possui significativas diferenças em relação à anterior – a mais óbvia é o fato de ter sido filmada a cores. Também, uma tendência que já havia surgido na segunda metade da primeira temporada fica definitivamente estabelecida, ou seja, a maior parte dos episódios é centralizada no Dr. Smith, Will (Billy Mumy) e o Robô. E a ficção científica e a aventura, que predominaram na primeira fase da série, dão lugar à fantasia delirante e à comédia, com o trio envolvendo-se com vikings, piratas, cowboys, cavaleiros medievais, gladiadores, um circo e uma loja de departamentos espaciais, e por aí vai. A caracterização dos alienígenas é tosca, as cores são berrantes e muitas tramas são ingênuas, mas o conjunto é por demais divertido. Tanto que esta temporada de Perdidos no Espaço é a mais lembrada por seus fãs, e onde indiscutivelmente Jonathan Harris, interpretando o Dr. Smith, tem seus melhores e mais impagáveis momentos. Como astros convidados, houve a participação de atores do calibre de Strother Martin, Albert Salmi, Al Lewis (o "Vovô" de outra série cult dos anos 60, Os Monstros) e John Carradine. Além disso, a temporada inclui alguns episódios favoritos dos fãs, como "O Homem Dourado" (dois alienígenas em conflito dividem os Robinsons), "A Revolta dos Andróides" (surge o andróide destruidor IDAK, com seu bordão "Esmagar, Matar, Destruir!") e "Viagem Através do Robô" (Smith e Will têm que entrar no interior do Robô para salvá-lo).

O DVD
O box-set é praticamente idêntico ao da primeira temporada, com os oito discos acondicionados em suportes de plástico azul, envoltos pela embalagem de cartolina.
Felizmente a Fox optou por lançar no Brasil a segunda temporada em uma única caixa, ao contrário do que fez nos EUA, onde ela foi dividida em dois boxes. Os 30 episódios de 49 minutos de duração estão assim distribuídos:

Disco 1:
Fuga Desesperada
A Estranha Dama Verde
O Planeta Fantasma
Mundo Proibido

Disco 2:
Circo Espacial
Tribunal das Galáxias
Máquina Andróide
Torneios Mortais de Gamma 6

Disco 3:
Ladrão do Espaço Sideral
A Maldição do Primo Smith
A Oeste de Marte
Uma visita ao Inferno

Disco 4:
A Destruição do Robô
O Monstro do Pesadelo
O Homem Dourado
A Moça da Dimensão Verde

Disco 5:
O Cavaleiro Espacial
O Fabricante de Brinquedos
Motim no Espaço
Vikings do Céu
Disco 6:
Foguetes para a Terra
Caverna dos Mágicos
O Tesouro do Planeta Perdido
Revolta dos Andróides
Disco 7:
Colonizadores
Uma Viagem através do Robô
Família Fantasma
Homens Mecânicos
Disco 8:
O Viajante Astral
O Amuleto da Galáxia 

 


Todos os episódios são apresentados em seu formato original, fullframe 1.33:1, com qualidade de imagem variável. A cor normalmente é brilhante e sólida, porém em televisores maiores serão facilmente notadas a falta de nitidez e a granulação de algumas cenas. Em episódios posteriores são perceptíveis defeitos na película, e a cor não é tão perfeita. O áudio em inglês DD 2.0 mono é de boa qualidade, com diálogos claros e eventualmente algum chiado de fundo. Já quanto à histórica dublagem em português da AIC, é outra história. Em alguns episódios ela estava praticamente inaudível, e inclusive no caso de "Motim no Espaço", a Fox simplesmente não possuía mais o áudio em português. Novamente, para garantir a preservação desta dublagem e oferecê-la ao consumidor brasileiro, não foram medidos esforços para, se não eliminar, pelo menos diminuir a precariedade do som. Em episódios como "Fuga Desesperada" o som permanece baixo e abafado, mas sem dúvida está muito melhor do que quando eram exibidos no canal pago Fox. E as dublagens que estavam perdidas foram obtidas junto a colecionadores, como o nosso conhecido Elias de Lucena, que tinham os episódios dublados gravados em fitas VHS, e foram igualmente restauradas. Estão disponíveis legendas em português e inglês. 

OS EXTRAS
Infelizmente, o ponto fraco do pacote. Se a temporada anterior incluía como bônus o episódio-piloto inédito, nesta temos apenas duas entrevistas de rádio gravadas em 1966 por Guy Williams, June Lockhart e Jonathan Harris. Ambas, legendadas em português, totalizam vinte minutos, e enquanto as ouvimos passam na tela várias fotos coloridas e em preto-e-branco da série. Nelas temos algumas informações superficiais sobre o programa e os entrevistados, e a mais interessante é a de Harris. É uma pena que não tenha sido produzido nenhum material inédito para inserir nos extras, afinal, à exceção de Jonathan Harris, Guy Williams e do próprio Irwin Allen, o restante do elenco ainda vive, bem como vários envolvidos na produção da série. Espera-se que, na terceira temporada, tenhamos extras mais substanciais, ou que pelo menos seja utilizada parte do material reunido por Kevin Burns para os especiais The Fantasy Worlds of Irwin Allen e Lost in Space Forever.

CONCLUSÃO
Perdidos no Espaço é uma das coleções em DVD mais vendidas no Brasil, superando inclusive Arquivo X, produção da própria Fox bem mais recente e de grande repercussão. Segundo a distribuidora este sucesso de vendas, além de garantir o lançamento da terceira temporada no ano que vem (no momento em que escrevia este comentário, ela já estava recebendo legendas em português), também viabilizará a chegada em DVD das outras séries clássicas de Irwin Allen, Viagem ao Fundo do Mar, Túnel do Tempo e Terra de Gigantes. Nós, quarentões nostálgicos, agradecemos do fundo dos nossos corações.

MENUS
 Os menus, assim como os episódios, agora estão coloridos, porém continuam estáticos.

DVDs COMENTADOS