COLEÇÃO MARILYN MONROE
Direção: Vários
Elenco: Marilyn Monroe

Distribuidora: Fox
Região: 4
Lançamento: 2002

Nº de discos: 12
Cotações:
Filme:
DVD:

Comentários de
Jorge Saldanha

Gilda que me perdoe, mas.... nunca houve uma mulher como Marilyn Monroe. Se olharmos para as estrelas mais brilhantes do cinema em todos os tempos, a mais luminosa terá sido, sem dúvida alguma, Marilyn. Mais do que uma atriz, mais do que um padrão de beleza e sensualidade, ela é um ícone de Hollywood, um verdadeiro mito do cinema. Mas essa condição não lhe rendeu tantas felicidades em vida, como seria merecido. Norma Jean Mortensen, seu nome de batismo, passou por uma infância problemática e marcada pela pobreza (aos seis anos sofreu uma tentativa de estupro, aos nove foi viver em um orfanato), e nunca imaginou que um dia uma série de circunstâncias faria dela uma estrela. Fora das telas, Marilyn teve uma vida infeliz, marcada por relações amorosas fracassadas. Casou-se aos 16 anos, divorciando-se pouco depois, ao decidir ser modelo. Em 1955, já com sua carreira cinematográfica consolidada, ela casou-se novamente, com o astro do baseball Joe Dimaggio, de quem se divorciou no mesmo ano. Seu último marido foi o escritor Arthur Miller. Além de seus casamentos, são notórios seus casos com o ator Ives Montand e os irmãos Kennedy. Tendo se tornado dependente do álcool e pílulas, Marilyn Monroe foi encontrada morta em seu apartamento no dia 05 de agosto de 1962. Causa da morte: overdose de sedativos. Lembrando os 40 anos da morte da estrela, a Fox lançou, em DVD, a Coleção Marilyn Monroe, em dois boxes contendo 12 dos 30 filmes de sua carreira (também vendidos individualmente) e mais um documentário (encontrado no box 1), Marilyn Monroe: O Fim dos Dias, que narra os últimos dias da vida da atriz e inclui cenas inéditas do filme que ela deixou incompleto, Something's Got to Give. Da coleção, os melhores títulos são, de longe, O Pecado Mora ao Lado e Quanto mais Quente Melhor, duas obras-primas dirigidas pelo grande diretor Billy Wilder. Outros, como Os Homens Preferem as Loiras e Nunca Fui Santa, são meros veículos para o carisma da estrela, outros são curiosos por mostrarem-na em início de carreira ou em pequenos papéis. Mas em todos, encontramos aquele misto de sensualidade, fragilidade e inocência, típico de sua personalidade. 

Box 1

 

QUANTO MAIS QUENTE MELHOR (Some Like it Hot, 1959)

Nesta clássica comédia de Billy Wilder (Farrapo Humano), eleita pelos críticos norte-americanos como a melhor de todos os tempos, dois músicos (Jack Lemmon e Tony Curtis) testemunham um assassinato e passam a ser perseguidos. Ambos se disfarçam de mulher, entrando para uma banda só de moças. O filme ganhou o Oscar de Melhor Figurino e os Globos de Ouro na categoria Comédia ou Musical de Melhor Filme, Melhor Ator (Jack Lemmon) e Melhor Atriz (Marilyn Monroe). Os extras apresentam galeria de fotos, trailer de cinema e documentário.

 

OS HOMENS PREFEREM AS LOIRAS (Gentlemen Prefer Blondes, 1953)

A pedido de seu noivo, a dançarina Lorelei Lee (Marilyn Monroe) e sua amiga Dorothy Shaw (Jane Russell) embarcam em um cruzeiro rumo a Paris. Mas uma série de confusões tem início quando o pai do noivo contrata um detetive para segui-las e conseguir provas da infidelidade de sua futura nora. Charles Coburn (de O Diabo é a Mulher) é outro destaque no elenco desta clássica comédia musical do cineasta Howard Hawks (Scarface – A Vergonha de Uma Nação). O DVD traz extras como trailer de cinema e galeria de fotos.

 

NUNCA FUI SANTA (Bus Stop, 1956)

O cowboy Bo Decker (Don Murray) se apaixona pela cantora de cabaré Cherie (Marilyn Monroe) e decide seqüestrá-la. Com direção de Joshua Logan (Camelot), o filme traz extras como galeria de fotos e trailer de cinema.

 

TORRENTES DE PAIXÃO (Niagara, 1953)

George (Joseph Cotten) e Rose Loomis (Marilyn Monroe) estão em lua-de-mel nas Cataratas do Niagara. Mas ela tem um caso com outro homem (Richard Allan) e pede a este que mate o seu marido. Com direção de Henry Hathaway, o filme traz extras como trailer e galeria de fotos.

 

O RIO DAS ALMAS PERDIDAS (River of no Return, 1954)

Western sobre um fazendeiro que acabou de sair da prisão (Robert Mitchum), seu filho (Tommy Rettig) e uma ambiciosa cantora (Marilyn Monroe), a direção é do lendário Otto Preminger e o DVD apresenta extras como trailer de cinema e galeria de fotos.

 

ALMAS DESESPERADAS (Don´t Bother to Knock, 1952)

Jed (Richard Widmark) é largado pela namorada (Anne Bancroft) e se envolve com uma babá (Marilyn Monroe). A direção é de Roy Ward Baker. Os extras vêm com trailer e galeria de fotos.

 

Box 2

 

O PECADO MORA AO LADO (The Seven Year Itch, 1955)

Quando a família de Richard Sherman (Tom Ewell) sai de férias, ele é tentado pela presença de sua sedutora vizinha (Marilyn Monroe). Vencedor do Globo de Ouro de Melhor Ator (Comédia ou Musical) para Tom Ewell, o filme foi um dos maiores sucessos da carreira da atriz. Billy Wilder assina a direção. Os extras apresentam trailer, documentário, cenas excluídas e galeria de fotos.

 

OS DESAJUSTADOS (The Misfits, 1961)

Roslyn Taber (Marilyn Monroe) é uma linda mulher que acabou de se divorciar. Mas acaba se envolvendo com dois amigos. Clark Gable (E o Vento Levou) e Montgomery Clift (A um Passo da Eternidade) são outros grandes nomes do elenco deste drama do diretor John Huston (A Honra do Poderoso Prizzi). Inclui trailer de cinema.

 

ADORÁVEL PECADORA (Let´s Make Love, 1960)

Um milionário (Yves Montand) descobre que será satirizado em um espetáculo da Broadway. Ele vai ao teatro e conhece Amanda (Marilyn Monroe). A direção desta comédia musical é de George Cukor (Minha Bela Dama). Os extras: trailer de cinema e galeria de fotos.

 

COMO AGARRAR UM MILIONÁRIO (How to Marry a Millionaire, 1953)

Três modelos decidem procurar milionários para se casarem. Marilyn tem a companhia de Lauren Bacall no elenco e é dirigida por Jean Negulesco. Inclui trailers de cinema.

 

O INVENTOR DA MOCIDADE (Monkey Business, 1952)

Marilyn atua ao lado de Cary Grant e Ginger Rogers nesta comédia fantástica dirigida por Howard Hawks, sobre um cientista que tenta criar a fórmula da juventude. Os extras trazem trailer de cinema e galeria de fotos.

 

O MUNDO DA FANTASIA (There´s No Business Like Show Business, 1954)

Neste musical dirigido por Walter Lang, Marilyn Monroe faz par romântico com Donald O´Connor (Cantando na Chuva). Nos extras, trailers de cinema.

DVDs COMENTADOS