MIB - HOMENS DE PRETO
Direção: Barry Sonnenfeld
Elenco:
Tommy Lee Jones, Will Smith, Linda Fiorentino, Vincent D’Onofrio, Rip Torn, Tony Shaloub
Distribuidora: Columbia
Duração: 98 min.

Região: 4

Lançamento: 17/05/2000

Nº de discos: 1
Cotações:
Filme:
DVD:

Comentários de
Jorge Saldanha

O FILME
A maior bilheteria do verão americano de 1997, e um dos maiores sucesso da Columbia de todos os tempos (US$ 550 milhões em todo o mundo) é uma divertida e inteligente sátira dos tradicionais filmes de invasão alienígena, agregando paranóias conspiratórias estilo Arquivo X. Em Os Homens de Preto, um jovem e “cool” tira de Nova York, vivido pelo simpático Will Smith (que no ano anterior havia se consagrado com Independence Day), é recrutado pelo hilariantemente sério “K” (Tommy Lee Jones) para integrar uma equipe ultra-secreta do governo, liderada por Zed (Rip Torn). Há 30 anos, os Homens de Preto (MiB) trabalham para uma poderosa e ultra-secreta agência do governo, monitorando centenas de extraterrestres que já vivem aqui. Eles controlam a imigração intergaláctica e regulam todos os assuntos alienígenas na Terra, tudo sem o conhecimento do público em geral. Quando uma repugnante e violenta barata espacial - na forma humana interpretada por Vincent D'Onofrio - chega à Terra em busca de uma galáxia (uma das sacadas inteligentes do filme), fato que pode desencadear uma guerra espacial, caberá a “J” (Smith) e “K” (Jones) evitar a destruição do nosso planeta.

O roteiro de Ed Soloman, baseado em quadrinhos da Malibu criados por Lowell Cunningham, garante o ritmo sempre ágil. O filme é enriquecido pela trilha incidental de Danny Elfman, os efeitos visuais da Industrial Light and Magic e os incríveis alienígenas criados pelo mestre da maquiagem Rick Baker, que lhe valeram mais um Oscar. Os cenários do quartel-general MiB são bem “anos 60”, a produção é de Steven Spielberg e a direção ficou a cargo de Barry Sonnenfeld (A Família Addams 1 e 2). Com tais méritos (sem falar em Linda Fiorentino), Os Homens de Preto é um divertido programa que deu origem a uma bem sucedida série animada para a TV e a uma continuação cinematográfica inferior em 2002.

O DVD
Os menus são interativos e animados, o áudio é em Inglês 5.1 (Dolby Digital), Inglês 2.0, Português 2.0 e Espanhol 2.0, com legendas em português, espanhol, inglês, cantonês, mandarim, coreano e (ufa!) tailandês. O formato da tela é em widescreen, e o processo de masterização digital do áudio e vídeo (anamórfico) foi supervisionado pelo próprio diretor Barry Sonnenfeld.

OS EXTRAS
Além do filme, prepare-se para gastar muito tempo divertindo-se com o material adicional contido no DVD, que explora  o potencial do formato:

Comentários no vídeo – é possível ver as silhuetas de Barry Sonnenfeld e Tommy Lee Jones (como no DVD de Os Caça-Fantasmas) enquanto eles comentam, apontam e desenham na tela para demonstrar os principais pontos da produção; Estudos de Animação de Personagensatravés do recurso multiângulo, adicionamos camada sobre camada de três personagens e acompanhamos as etapas necessárias para sua criação; Análise da Cena do Túnel –  esta cena, considerada pelo Diretor a de mais difícil realização, ilustra muito bem o processo de criação de efeitos visuais. Usando ângulos é possível acompanhar o processo de criação, desde a filmagem contra a tela azul até o corte final;Comparações de Storyboards – podemos comparar os storyboards de três grandes efeitos visuais com as cenas finais, em telas divididas; Cenas Estendidas e Alternadas - divertidas e interessantes versões alternativas das cenas existentes; Making Of Original - contém entrevistas com os principais atores; Documentário – A Metamorfose de Homens de Preto - examina a complexa jornada percorrida pelos realizadores desde os quadrinhos até a finalização do filme; Galeria de Conceitos de Criação - inclui uma vasta quantidade de desenhos iniciais, modelos e  rascunhos; Galeria de Fotos da Produção - são fotos de toda a equipe trabalhando em modelos, computadores, figurinos, maquiagem, etc.; Galeria de Storyboards - galeria de vários desenhos que ajudaram o diretor a realizar o filme; Vídeo Musical – MiB – é o clip da canção tema do filme, interpretado por Will Smith e no qual ele dança com o alien Mikey. E como se tudo isso ainda não bastasse, ainda temos trailers de MiB, Os Bad Boys, Os Caça-Fantasmas e o teaser de MIB2, notas sobre o elenco e os realizadores e apresentações especiais para DVD-ROM e Web Links.

DVDs COMENTADOS