NIP/TUCK – A SEGUNDA TEMPORADA COMPLETA
Direção: Ryan Murphy, Vários
Elenco:
Dylan Walsh, Julian McMahon, John Hensley, Roma Maffia, Joely Richardson, Roma Maffia, Famke Janssen
Distribuidora: Warner
Duração: 757 min.
 

Região: 4

Lançamento: 24/05/2006

Nº de discos: 6
Cotações:
Filme
DVD

Comentários de
Jorge Saldanha

A SÉRIE
Livres do traficante de drogas que os perturbou na temporada anterior, os renomados cirurgiões plásticos Sean McNamara e Christian Troy têm de lidar com os novos problemas que irão surgir em suas vidas problemáticas. Sean, em seu aniversário, passa por uma crise de meia-idade, agravada por um tremor na mão que poderá encerrar a sua carreira de cirurgião. Sua mulher, Julia, está insatisfeita sexualmente, o que leva Sean a contratar como sua terapeuta a bela “treinadora de vida” Ava Moore. Ava, contudo, acabará tendo um caso com o filho do casal, Matt, e se tornará um grande problema para a família. Já Christian tenta conciliar suas conquistas sexuais com a sua nova condição de pai adotivo responsável, até que surge o pai biológico de Wilber, pretendendo tirar dele e de Gina a custódia do bebê. Na clínica, Sean resolve atender gratuitamente as vítimas de um estuprador sádico que desfigura a faca o rosto de suas vítimas, o que leva o psicopata a ameaçar os dois médicos.

Em sua segunda temporada, a série Nip/Tuck, criada por Ryan Murphy e exibida no Brasil pelo canal pago Fox, com seu formato de soap opera perversa, irônica e não raras vezes bem humorada, está cada vez mais viciante. Os temas continuam adultos, com cenas explícitas de cirurgias plásticas e outras tantas (não tão explícitas, mas bem fortes) de sexo e consumo de drogas. Acima dos casos dos pacientes, mostrados em cada episódio, o foco maior das tramas continua sendo as disfuncionais vidas dos cirurgiões brilhantemente interpretados por Dylan Walsh e Julian McMahon (o Dr. Destino de Quarteto Fantástico), e a grande amizade que os une – sempre colocada em xeque em momentos cruciais. Esta temporada é valorizada por algumas participações especiais recorrentes,
destacando as de Vanessa Redgrave como a pedante mãe da esposa de Sean (a atriz de fato é mãe de Joely Richardson, que interpreta Julia), e de Famke Janssen, a Jean Grey de X-Men, como Ava (ela possui um segredo...).

O DVD
A Warner decidiu “inovar” na embalagem desta segunda temporada de Nip/Tuck, provavelmente para reduzir custos. No lugar da embalagem digistack do box anterior, os agora seis DVDs vêm acondicionados em duas embalagens Amarays triplas – sim, no lugar do suporte adicional para o segundo DVD, como há nas Amarays para dois discos, temos agora um suporte de dupla face que acomoda um DVD de cada lado. Como é necessário pressionar o suporte para soltar o disco, corre-se o risco de soltar os dois, portanto é necessário um certo cuidado na operação. As duas Amarays são envoltas pela tradicional luva de cartolina. Os seis DVDs trazem os 16 episódios da temporada (cada um com o nome do paciente operado no episódio), em formato widescreen anamórfico 1.78:1 e áudio em inglês, português e espanhol, todos em Dolby Digital 2.0. A qualidade da imagem é muito boa, nítida e bem definida; as cores são vivas e bem balanceadas, o nível do preto é acurado. Não há danos de película ou artefatos de compressão, apenas uma certa granulação em determinados momentos – provavelmente, como já ocorrera na primeira temporada, devido ao tipo de iluminação utilizada nas filmagens. Por ser um programa que enfatiza os diálogos, com o som ficando quase sempre restrito aos canais central e frontais, a utilização de seis canais de áudio seria supérflua, portanto o som 2.0 é adequado e de boa qualidade. Ocasionalmente há alguns efeitos direcionais nos canais surround, mas na maior parte do tempo eles são ocupados pela música. Os diálogos são sempre claros e compreensíveis. Os menus interativos são animados, e as legendas estão disponíveis em português, inglês e espanhol.


OS EXTRAS
Comparativamente à primeira temporada, os extras presentes neste segundo box são bem mais acanhados. Há 16 cenas eliminadas distribuídas pelos discos, acessadas através do bisturi que há abaixo do episódio correspondente. Além delas, há apenas um featurette com aproximadamente nove minutos, “Dor Recorrente: Três Mulheres e um Homem”, focado em três mulheres importantes para o Dr. Christian Troy. Contudo, uma das mais marcantes da segunda temporada, a cega Natasha Charles, sequer é mencionada.


MENUS

DVDs COMENTADOS