NIP/TUCK – A TERCEIRA  TEMPORADA COMPLETA
Direção: Ryan Murphy, Vários
Elenco:
Dylan Walsh, Julian McMahon, John Hensley, Roma Maffia, Joely Richardson, Roma Maffia, Bruno Campos
Distribuidora: Warner
Duração: 757 min.

Região: 4

Lançamento: 20/12/2006

Nº de discos: 6
Cotações:
Filme
DVD

Comentários de
Jorge Saldanha

A SÉRIE
Os cirurgiões plásticos Sean MacNamara (Dylan Walsh) e Christian Troy (Julian McMahon) juraram cuidar de todas as vítimas do elusivo e misterioso assassino Carver, que mutila as pessoas e surgiu na temporada anterior. Mas ambos também foram vítimas do criminoso, e para consertar as coisas em suas vidas pessoal e profissional eles precisarão de muito mais do que sua perícia como cirurgiões plásticos.

Nesta terceira temporada a série Nip/Tuck, criada por Ryan Murphy e exibida no Brasil pelo canal pago Fox, afasta-se um pouco de seu formato de soap opera perversa e irônica, aproximando-se mais do suspense policial. Temos os habituais dramas pessoais dos personagens - Sean, ainda apaixonado por Julia (Joely Richardson), se divorcia dela e tem um caso com a ex-amante de um mafioso; Christian, em crise e sem condições de trabalhar após o ataque do Carver, dá lugar na clínica ao cirurgião Quentin Costa (o brasileiro Bruno Campos); Matt, o filho de Sean, ainda se recuperando do caso com a transexual Ava, agride um gay, torna-se skinhead e envolve-se com uma garota filha de um racista; uma bela policial, investigando os crimes do Carver, se intromete na vida dos médicos; Gina  convence Julia a abrir um spa para pacientes que se recobram de cirurgias plásticas, e ambas inventam um creme miraculoso à base de... esperma; e por aí vai. O desfile de temas adultos continua, bem como os casos cirúrgicos atendidos na clínica - há até um transplante de rosto, fato atualmente em evidência. Mas o mote principal da temporada sem dúvida são as ações do Carver (traduzido como "Escultor") e as investigações para descobrir sua verdadeira identidade e capturá-lo. Para os brasileiros, sem dúvida é um atrativo à parte a participação fixa do ator Bruno Campos (O Quatrilho), cujo personagem, que apareceu brevemente na segunda temporada, aos poucos vai se revelando um mau-caráter. Mas esta terceira temporada foi por muitos criticada pela ênfase ao serial killer, que por vezes deu à série um ar de Seven - Os Sete Pecados Capitais e Jogos Mortais - especialmente no episódio final. Mesmo assim Nip / Tuck (ou Estética, na versão brasileira exibida pelo SBT), continua sendo um produto diferenciado por seus valores de produção e ousadia.


O DVD
Neste terceiro box, a Warner traz os seis DVDs acondicionados em uma embalagem amaray dupla e numa
scanavo para quatro discos – esta é a mesma embalagem que a Universal já vem adotando há algum tempo em seus boxes. As duas embalagens plásticas são envoltas pela tradicional luva de cartolina. Os seis DVDs trazem os 15 episódios da temporada, em formato de tela widescreen anamórfico 1.78:1 e áudio em inglês e português Dolby 2.0, que possui envolvimento surround, clareza de diálogos e fidelidade satisfatórios, especialmente no idioma original. Os graves durante o tema musical sempre irão dar trabalho ao subwoofer. A imagem mantém o ótimo padrão de qualidade, com grande nitidez e boa definição, cores vivas e bem balanceadas, sem danos de película ou artefatos de compressão visíveis, apenas com um pouco de granulação em algumas cenas decorrente do tipo de iluminação usada nas filmagens. As legendas estão disponíveis em português, inglês e espanhol.

OS EXTRAS
O box possui alguns extras básicos, com áudio original 2.0 e legendas em português. Infelizmente não há comentários em áudio:

  • Cenas Cortadas - Os episódios, “Momma Boone”, “Derek, Alex, e Gary”, “Frankenlaura” e “Joy Kringle”, trazem algumas cenas eliminadas que podem ser acessadas selecionando no menu correspondente o ícone do bisturi;

  • O Visual Perfeito - Segmento de dez minutos focalizado na criação do estilo visual da série. Inclui depoimentos da desenhista de produção Liz Kay, de Ryan Murphy, do decorador de cenários Ellen Brill, do diretor de fotografia Christopher Baffa, do produtor Michael M. Robin e do coordenador de construção de cenários Joe Fama;

  • À Procura do Escultor - Featurette de nove minutos explicando como a curta aparição do assassino serial na segunda temporada desenvolveu-se no arco principal da terceira. Traz depoimentos de Ryan Murphy, do produtor Greer Shephard e de integrantes do elenco - Julian McMahon, Joely Richardson, Roma Maffia, Dylan Walsh, Bruno Campos e Kelly Carlson. Por revelar a identidade do Carver, é importante que este extra seja assistido somente após o episódio final da temporada.

MENUS
Os menus interativos mostram imagens da série.

DVDs COMENTADOS