ECLIPSE MORTAL
Direção: David Twohy
Elenco:
Radha Mitchell, Vin Diesel, Cole Hauser, Keith David
Distribuidora: Columbia / Universal
Região: 4
Lançamento: 2002

Nº de discos: 1
Cotações:
Filme:
DVD:

Comentários de
Jorge Saldanha

Mais uma realização que deve muito a Alien, Pitch Black é um filme B despretensioso que ultrapassa as expectativas, graças a um roteiro criativo e à sua direção precisa, e por isso foi uma das melhores surpresas cinematográficas de 2000. A exemplo do que já fizera em A Invasão, o diretor David Twohy revitaliza uma trama batida e proporciona uma boa diversão – recheada de sustos.

Uma espaçonave cai em um planeta desolado, iluminado por três sóis. Os sobreviventes incluem a versátil capitão (Radha Mitchell), um policial viciado (Cole Hauser), e um prisioneiro (Vin Diesel, de Velozes e Furiosos) de alta periculosidade que logo escapa. Este prisioneiro, Riddick, teve alterados os seus olhos para que pudesse enxergar na escuridão da prisão. O grupo percebe que breve o planeta será escurecido por um longo eclipse, e para piorar as coisas, o lugar é habitado por hordas de famintas e monstruosas criaturas aladas, que somente aparecem à noite. Não demora muito para Riddick juntar-se ao grupo, já que suas habilidades especiais serão essenciais para a sobrevivência de todos.

Outro grande mérito do filme é seu estilo visual, que na maior parte do tempo é original e acentua o terror sugerido. As criaturas (criadas por Patrick Tatopoulos, o mesmo de Independence Day e Godzilla) são mais ouvidas que vistas, porém quando surgem, os sustos são igualmente efetivos. Já foi divulgada uma continuação (mais precisamente, uma prequel), centrada no personagem de Vin Diesel. Esta versão lançada no Brasil, em formato de vídeo widescreen anamórfico e áudio Dolby Digital 5.1, inclui 3 minutos de cenas que haviam sido cortadas na cópia exibida nos cinemas, trailers, making of, cenas de festas rave e comentários de áudio do diretor, com os atores Vin Diesel e Cole Hauser, o produtor e o responsável pelos efeitos visuais.

DVDs COMENTADOS