PREDADOR (EDIÇÃO ESPECIAL)
Direção: John McTiernan
Elenco:
Arnold Schwarzenegger, Carl Weathers, Elpidia Carrillo,
Bill Duke, Jesse Ventura, R. G. Armstrong, Kevin Peter Hall
Distribuidora: Fox
Região: 4
Lançamento: 2002

Nº de discos: 1
Cotações:
Filme:
DVD:

Comentários de
Jorge Saldanha

Continuando uma série de sucessos que incluíram Conan e O Exterminador do Futuro, Schwarzenegger estrelou em 1987 o eletrizante Predador, indiscutivelmente um de seus melhores filmes. Ele interpreta o major “Dutch” Schaefer, líder de um grupo de comandos de elite que, em uma missão de resgate nas selvas sul-americanas, vê-se face a face com um alienígena cujo esporte é caçar seres humanos. Esperando encontrar guerrilheiros convencionais, os comandos acabam tendo de enfrentar a astúcia e a camuflagem do Predador, contra quem seus armamentos e músculos são inúteis. O filme é uma grande perseguição que culmina no antológico duelo entre o caçador alienígena e o seu troféu humano – “Dutch”, o único que demonstra possuir mais cérebro que músculos, e por isso é capaz de enfrentar a criatura.

Vários fatores fazem de Predador um clássico dos filmes de ação, sendo um deles a exemplar direção de John McTiernan, que posteriormente se tornaria um nome respeitado pela indústria de Hollywood em filmes como Duro de Matar e Caçada ao Outubro Vermelho. Outro mérito da produção é seu roteiro preciso e enxuto. Ele não tenta ser profundo ou dar significado a acontecimentos ou personagens, apenas estrutura com perfeição os eventos que conduzem a história, deixando Schwarzenegger à vontade no papel. Um dos aspectos interessantes da história é o modo como os soldados são retratados: no início, são o estereótipo do machão, confiantes em sua força, mas conforme eles vão sendo eliminados humilhantemente, um a um, as coisas mudam de figura e surge até mesmo a insinuação de um caso homossexual entre dois deles...

Também merecem destaque os econômicos, mas excelentes (para a época) efeitos especiais, em especial a caracterização do Predador, criada pelo mestre Stan Winston, e a “musculosa” trilha sonora de Alan Silvestri, baseada em metais e percussão. Como curiosidade, outro astro que ganharia fama em filmes de ação, Jean-Claude Van Damme, interpreta o Predador em algumas cenas, sem ser creditado. A Fox já lançara este filme, isoladamente e em um Box com Predador 2, mas esta é uma edição mais caprichada com 2 DVDs, que incluem áudio em som Dolby Digital e DTS 5.1, o filme em formato widescreen anamórfico, comentários de áudio do diretor McTiernan, um documentário de 30 minutos, sete featurettes, uma cena eliminada, erros de gravação, análise de efeitos especiais e galeria de fotos.

DVDs COMENTADOS