PSICOSE (EDIÇÃO DE COLECIONADOR)
Direção: Alfred Hitchcock
Elenco:
Anthony Perkins, Janet Leigh
Distribuidora: Columbia / Universal
Região: 4
Lançamento: 2000

Nº de discos: 1
Cotações:
Filme:
DVD:

Comentários de
Jorge Saldanha

Esta obra-prima do suspense/terror dirigida em 1960 pelo mestre Alfred Hitchcock dispensa maiores comentários. Diremos apenas que, graças ao desempenho excepcional do elenco, especialmente de Anthony Perkins no papel do perturbado Norman Bates, à excelente fotografia em preto e branco, aos créditos de Saul Bass, à edição primorosa e à trilha sonora exclusivamente interpretada por instrumentos de corda, ainda hoje Psicose consegue prender o espectador na cadeira.

De resto, o DVD lançado no mercado nacional é, realmente, um item de colecionador. A quantidade de extras impressiona: há os storyboards de Saul Bass para a famosa cena do chuveiro, muitas fotos com o elenco e Hitchcock, material promocional da época do lançamento, ficha técnica de atores e diretor, o divertido trailer original, no qual Hitch leva os espectadores a um tour pelos cenários e locações do filme,  e um extenso making of (90 minutos!) com depoimentos de Janet Leigh, Pat Hitchccock, Clive Barker e o roteirista Joseph Stefano.

O making of dedica um capítulo ao maestro Bernard Herrmann e a sua opressiva trilha sonora. Aliás, a importância da música para criar o clima de pesadelo do filme fica patente ao assistirmos a famosa cena do chuveiro com e sem a estridente partitura de Herrmann. Enfim, um DVD altamente recomendável. E esqueçam a refilmagem de 1998, por favor... Tela em letterbox (e não widescreen como consta na embalagem) e legendas em vários idiomas (incluindo português).

DVDs COMENTADOS