STARGATE - A ARCA DA VERDADE (LOCAÇÃO)
Direção: Robert C. Cooper
Elenco:
Ben Browder, Michael Shanks, Amanda Tapping, Christopher Judge, Claudia Black, Beau Bridges, Morena Baccarin, Martin Christopher, Julian Sands, Currie Graham, Tim Guinee, Gary Jones
Distribuidora: Fox
Duração: 101 min.

Região: 4

Lançamento: 14/04/2008

Nº de discos: 1
Cotações:
Filme
DVD

Comentários de
Jorge Saldanha

SINOPSE
Este longa-metragem se inicia exatamente onde a equipe Stargate SG-1 composta por Daniel Jackson (Michael Shanks), Vala (Claudia Black), Tea’lc (Christopher Judge) e Cam (Ben Browder) havia interrompido sua mais arriscada missão, no final da última temporada da série: na busca de um artefato antigo que eles esperam possa derrotar os opressores oris. Porém, a equipe descobre que o agente do Comitê a bordo da Odyssey tem outros planos, e também fica sabendo que os poderosos oris estão prestes a lançar um ataque mortal à Terra.

COMENTÁRIOS
Stargate SG-1 é, até o momento, a série de ficção científica mais longa da TV norte-americana. Mesmo assim, ela chegou ao fim de sua 10ª e última temporada sem encerrar por completo o arco dos oris, que a partir da 9ª temporada substituíram os goa’ulds como os principais vilões do programa. Apesar da franquia continuar com a spin-off Stargate Atlantis e de uma terceira série, Stargate Universe, estar em desenvolvimento, os produtores resolveram dar seguimento às aventuras da equipe SG-1 com alguns filmes a serem lançados direto em DVD. Com um orçamento maior e com mais tempo dedicado à produção, o primeiro dos dois longas-metragens já programados chega neste A Arca da Verdade (The Ark of Truth) que traz, por fim, a conclusão da trama dos oris.

A luta do Comando Stargate para evitar que os oris dominassem a galáxia foi o arco central das duas últimas temporadas da série, e com os vilões incorpóreos praticamente destruídos no final mostrado no episódio "Unending", os Priores que restaram representam a maior ameaça existente. A única esperança para derrotá-los é o artefato dos Antigos conhecido como “A Arca da Verdade”, e em sua busca a equipe SG-1 se divide em duas frentes: Daniel Jackson, Vala e Tea’lc partem em busca da arca com a ajuda do marido de Vala, Tomin. Já Sam e Cam ficam a bordo da nave Odyssey, agora equipada com a avançada tecnologia asgard, onde o representante do Comitê James Merek fez o favor de incluir na missão outros clássicos vilões da série, os replicadores, e cabe aos dois tentar evitar que a nave seja dominada por eles.

Se você não acompanhou a série (que no Brasil foi exibida pelos canais pagos MGM, Fox e FX, e está sendo lançada aos poucos em DVD), há um prelúdio que faz um resumo dos acontecimentos passados, o que irá ajudá-lo a compreender o que será visto no filme. Já se você é fã, poderá ir direto ao filme, que funciona como um episódio mais longo. Mas ainda assim aconselho que assista ao prelúdio para refrescar a memória. Estando ligado à mitologia estabelecida pela série, Stargate: A Arca da Verdade é uma aventura com muita ação – batalhas espaciais, combates mano-a-mano, um grande ataque alienígena, e por aí vai - que pode ser assistida por qualquer um, mas funciona melhor para quem a acompanhava. Mesmo sem um orçamento de filme de cinema, o nível de produção é alto. Se os efeitos visuais na série já eram ótimos, aqui eles estão ainda melhor. A fotografia é de primeira, e com mais recursos à disposição, o compositor habitual da série, Joel Goldsmith (filho do inesquecível Jerry Goldsmith), pôde utilizar grande orquestra e coral para interpretar sua inspirada trilha sonora.

Enfim, mesmo que você tenha deixado de assistir Stargate SG-1 há algumas temporadas, vale a pena pelo menos alugar esta eficiente aventura de ficção científica. E se nunca assistiu, é até possível que, depois dela, você tenha vontade de ver a série desde o início, ou pelo menos as temporadas mais recentes. E o DVD / Blu-ray do segundo filme, Stargate – Continuum, já está programado para o final de julho nos EUA e, a exemplo deste, deve sair no Brasil logo em seguida.


DVD
A Fox lança para locação aqui no Brasil Stargate – A Arca da Verdade, em um DVD que tecnicamente possui o mesmo nível do lançado lá fora. E, felizmente, numa embalagem Amaray comum no lugar da slim que vem utilizando. Apesar de catalogado como Região 4, ele também pode ser reproduzido em players Região 1. A transferência widescreen anamórfica mantém a mesma proporção com a qual a série foi filmada - 1.78:1, porém me parece ter melhor qualidade que as dos episódios lançados nos boxes das temporadas. Talvez por ser um produto criado especificamente para a mídia digital, a imagem é consistentemente limpa e clara, sem ruídos ou artefatos. As cores e tons de pele são naturais, e o nível de nitidez é muito bom. O áudio está disponível em três idiomas – inglês, português e espanhol, todos Dolby Digital 5.1. E pelo menos no idioma original possui grande fidelidade e dinâmica, com um uso eficiente dos canais surround - nas cenas com os replicadores, eles parecem estar em toda a sua volta, e de resto há bastantes tiros e naves zumbindo de um lado para o outro para manter as caixas traseiras ocupadas. Temos legendas disponíveis nos mesmos idiomas do áudio.

EXTRAS
Os extras de Stargate – A Arca da Verdade mantém o padrão do material bônus que costuma vir nos boxes da série. Ou seja, fornecem uma quantidade razoável de informações sobre a produção, além de mostrarem o elenco em situações descontraídas, o que sempre agrada aos fãs. À exceção dos comentários em áudio (em se tratando da Fox, isto não é uma surpresa), todos possuem legendas em português.

  • Comentários em Áudio – A faixa de comentários traz o roteirista, diretor e produtor Robert C. Cooper, o ator Christopher Judge e o diretor de fotografia Peter Woeste. Os comentários são animados e fornecem ao ouvinte uma boa visão dos bastidores da produção. Uma pena que o único membro do elenco a participar tenha sido Christopher Judge, já que todos possuem uma ótima interação. Mas ele é um sujeito divertido, conta várias piadas e está completamente à vontade com Cooper e Woeste – reflexo de uma colaboração de longos anos;

  • Stargate SG1: A Estrada já Trilhada: Prelúdio de A Arca da Verdade – É o já citado prelúdio ao filme, com 9 min. de trechos de episódios principalmente das duas temporadas finais de Stargate SG-1, que pode ser acessado no menu dos extras ou no menu principal, deste modo fazendo parte do filme. No entanto, apesar de também estar em widescreen anamórfico, só possui opção de áudio em inglês 2.0;

  • Revelações de A Arca da VerdadeMaking of de 30 min. que inclui depoimentos de elenco e equipe, e cenas de bastidores. São enfocados tópicos como efeitos pirotécnicos, a criação da trilha sonora, a união do elenco, as técnicas de direção de Cooper, e por aí vai;

  • A Arca da Verdade: Stargate no COMIC-COM – Com 20 min., este featurette traz cenas do painel dedicado a SG-1, nesta conhecida convenção norte-americana. É divertido vermos os fãs geeks e nerds fazendo perguntas ao elenco (Browder, Tapping, Judge e Jones) e produtores (Brad Wright e Cooper), e até cantando (!). Sem dúvida o extra mais divertido, e que faz um bom trabalho em mostrar a dedicação dos fãs à série e o bom humor dos atores presentes, comprometidos com a maior interação possível com sua platéia.

MENUS
Apesar de estáticos, os menus são atraentes e oferecem as opções necessárias para uma navegação fácil e precisa.

DVDs COMENTADOS