O SILÊNCIO DOS INOCENTES (EDIÇÃO ESPECIAL)
Direção: Jonathan Demme
Elenco:
Jodie Foster, Scott Glenn, Anthony Hopkins, Jeffrey Lane
Distribuidora: Fox / MGM
Região: 4
Lançamento: 2001

Nº de discos: 1
Cotações:
Filme:
DVD:

Comentários de
Jorge Saldanha

Os filmes de suspense hollywoodianos revelaram mestres do porte de Alfred Hitchcock e Brian DePalma. Porém, coube a Jonathan Demme dirigir este que, para a maior parte da crítica, é um verdadeiro divisor de águas no gênero, O Silêncio dos Inocentes. Tudo funciona: a direção perfeita de Demme, o roteiro enxuto de Ted Tally baseado no best seller de Thomas Harris, a fotografia sombria de Tak Fujimoto, a trilha opressiva de Howard Shore e, finalmente, as ótimas interpretações de Jodie Foster e de Anthony Hopkins, este nos brindando com a personificação definitiva do mal ambivalente, o Dr. Hannibal Lecter (personagem que já aparecera anteriormente em Red Dragon, também baseado em livro de Harris mas com outro ator no papel). A novata agente do FBI Clarice Starling (Foster) está na pista de Buffalo Bill, um assassino serial que tira a pele de suas vítimas. Quando Buffalo Bill rapta a filha de uma senadora, Starling é destacada para entrevistar um perigoso psicopata encarcerado, o psiquiatra Dr. Lecter, conhecido com "Hannibal o Canibal", já que ele come partes do corpo de suas vítimas. Ocorre que Hannibal é um profundo conhecedor da mente criminosa (ou, por outro lado, doentia), e sua análise do caso poderá fornecer elementos importantes para o FBI prender o assassino.

As cenas entre Foster e Hopkins são uma analogia ao clássico tema da Bela e A Fera (um pouco mais acentuada na recente e polêmica continuação, Hannibal): ela sente um misto de repulsa e atração; ele, aparentemente diverte-se revelando os segredos que se ocultam no corpo (o olfato apuradíssimo) e na mente de Starling (a história que remete ao título original do filme). A verdade é que Hopkins, em comparação com a quase onipresente Foster, aparece relativamente pouco como Lecter, mas são dele as cenas mais impressionantes e violentas. Tais cenas, aliás, levam muitos a classificar The Silence of The Lambs como um filme de horror, mas não se engane: é um suspense psicológico de primeira, que em 1991 recebeu os cinco principais Oscars da Academia: filme, direção, ator, atriz e roteiro.

A Fox (MGM nos EUA) lançou um DVD à altura deste clássico, apresentado em formato widescreen anamórfico com áudio em inglês (Dolby Digital 5.1), espanhol (Dolby Digital Mono) e português (Dolby Digital Mono), e legendas em inglês, espanhol e português. No material adicional, temos  o making of original de 1991, uma grande quantidade de pequenas cenas eliminadas, galeria de fotos, o trailer de cinema, spots de TV, o trailer do DVD de  Hannibal, e mensagem em Áudio de Anthony Hopkins. Mas o grande destaque é o novo e longo documentário "Dentro do Labirinto", que mostra diversos aspectos da produção, apresentando entrevistas com membros do elenco, técnicos, roteirista e o compositor Howard Shore, que fala sobre o caráter ambiental e sutil de sua partitura. Por exemplo, Shore achou que Lecter já era um personagem suficientemente assustador, e portanto não necessitava de um tema musical forte.

DVDs COMENTADOS