SIMBAD E A PRINCESA
Direção: Nathan Juran
Elenco:
Kerwin Mathews, Kathryn Grant, Torin Thatcher
Distribuidora: Columbia
Região: 4
Lançamento: 2000

Nº de discos: 1
Cotações:
Filme:
DVD:

Comentários de
Jorge Saldanha

The 7th Voyage of Sinbad, dirigido em 1958 por Nathan Juran, é um clássico da fantasia filmado com baixo orçamento, mas que conta com mágicos efeitos visuais criados pelo mestre da animação stop-motion Ray Harryhausen e uma das mais intensas e inspiradas trilhas de Bernard Herrmann. Simbad fez a alegria de muitas crianças em inesquecíveis sessões da tarde de décadas atrás. Tive a rara felicidade de, nos anos 70, antes da chegada do vídeo, assistir a uma reprise no cinema e fiquei impressionado com o impacto das imagens que surgiam na tela.

Esta edição em DVD, em tudo idêntica à original americana, resgata parte desse impacto e  contém sete trailers de filmes de Harryhausen, um documentário de uma hora narrado por Leonard Nimoy, making of de Jason and The Argonauts (apresentado por John Landis e Harryhausen) e, além de legendas em português, também está disponível a dublagem original em português. Na trama, o lendário marujo das 1001 Noites (Kerwin Mathews) deve resgatar sua princesa (Kathryn Grant) das garras do mago Sokura (Torin Thatcher), e ainda recuperar uma lâmpada mágica na ilha de Colossa, infestada por Cíclopes gigantescos, pássaros Roca de duas cabeças e um maligno esqueleto vivo.

Em plena era da computação gráfica, alguns efeitos podem parecer toscos, mas a magia das criaturas criadas pelo velho mestre ainda cativa adultos e crianças. A primeira aparição do Cíclope na praia, ao som da música avassaladora de Herrmann, é de arrepiar. Infelizmente, não há qualquer recurso especial quanto ao áudio. Como as imagens, que foram remasterizadas, o som também o foi, porém continua mono, mas ainda assim de boa qualidade.

DVDs COMENTADOS