HOMEM-ARANHA 2 (EDIÇÂO ESPECIAL)
Direção: Sam Raimi
Elenco:
Tobey Maguire, Kirsten Dunst, James Franco, Alfred Molina, Rosemary Harris, J.K. Simmons, Donna Murphy, Daniel Gillies, Dylan Baker, Bill Nunn, Vanessa Ferlito, Aasif Mandvi, Willem Dafoe, Cliff Robertson, Ted Raimi, Elizabeth Bank
Distribuidora: Columbia

Duração: 127 min.

Região: 4

Lançamento: 17/11/2004

Nº de discos: 2
Cotações:
Filme:
DVD:

Comentários de
Jorge Saldanha

o filme
O jovem Peter Parker, dois anos após ser mordido por uma aranha geneticamente alterada e ter ganho poderes de aracnídeo, transformando-se no super-herói Homem-Aranha, está em crise. Ao ser despedido de seu emprego de entregador de pizzas, só lhe resta continuar vendendo suas próprias fotos como Aranha ao jornal Clarim Diário, que as utiliza em matérias que difamam o super-herói. Parker sente-se culpado pela morte de seu Tio Ben, e deprimido após Mary Jane, o amor de sua vida, ficar noiva do filho de J. Jonah Jameson, o dono do Clarim, resolve deixar de ser o Homem-Aranha para levar uma vida normal. No entanto, surge uma nova ameaça – o cientista Otto Octavius, que após um acidente que funde ao seu corpo quatro poderosos tentáculos de metal, torna-se o Doutor Octopus (vulgo “Doc Ock”), obcecado em levar até o fim uma experiência que poderá destruir Nova York e, até mesmo, o resto do mundo. Como se vê por este curto resumo da trama de Homem-Aranha 2, esta é mais uma adaptação fiel dos quadrinhos do aracnídeo para o cinema, novamente conduzida pelo diretor Sam Raimi. O filme anterior foi um sucesso de público e crítica, e esta continuação é tão boa quanto ele, ou talvez ainda melhor por investir mais no lado humano dos personagens e nas recriações fiéis de momentos clássicos dos gibis (Parker abandonando a roupa do Aranha no lixo, por exemplo). Técnica e visualmente exuberante, Homem-Aranha 2 é forte candidato a melhor blockbuster de 2004, e Sam Raimi desta vez conseguiu imprimir um estilo mais pessoal ao filme – a seqüência do despertar de “Doc Ock” no hospital, por exemplo, é digna de A Morte do Demônio (Evil Dead), filme que revelou seu talento no início dos anos 80.

O DVD
O filme original teve nada menos que quatro edições em DVD diferentes nos EUA (incluindo a Superbit, com som e imagem superiores, que está comentada neste site), já aqui no Brasil a Columbia foi muito criticada por ter lançado apenas duas, e ambas com formato de tela fullscreen. Já Homem-Aranha 2 começa sua carreira digital por aqui com o pé direito, apesar de numa versão idêntica à lançada na Região 3 (Ásia), com a omissão de dois extras. É uma Edição Especial com dois DVDs, similar à do filme de 2002 lançada aqui, porém com uma grande diferença – ela apresenta o filme em uma transferência widescreen anamórfica (também há a versão fullscreen, mas corretamente, apenas para locação). Diferentemente do filme anterior, rodado na proporção 1.85:1, Sam Raimi decidiu filmar Homem-Aranha 2 no formato 2.35:1, que realça a grandeza desta nova aventura ao nos proporcionar imagens do aracnídeo, deslocando-se entre amplos cenários de Nova York, que são de tirar o fôlego. O preto é sólido, sem pixelização considerável, as cores são vivas e bem balanceadas, e graças à ótima nitidez temos um grande nível de detalhes na imagem. O áudio Dolby Digital 5.1 em inglês, português e tailandês faz uso intenso dos efeitos surround, com destaque para o confronto do Aranha e "Doc Ock" no trem. A mixagem combina de forma exemplar os diálogos claros com os efeitos sonoros e a trilha incidental de Danny Elfman. Também está disponível uma faixa de áudio Dolby 2.0 em inglês, e legendas em português, inglês, cantonês e mandarim.

OS EXTRAS
Como no DVD duplo do primeiro filme, esta Edição Especial contém uma grande quantidade de extras muito bons, que certamente agradarão aos fãs. Alguns deles, inclusive, já estão no disco 1: um comentário de áudio com Sam Raimi, Tobey Maguire, Avi Arad e o co-produtor Grant Curtis, e outro somente em texto ("Sentido Aranha 2") com curiosidades da produção, que pode ser exibido durante o filme. Provavelmente devido à inclusão da dublagem em português, na edição nacional a Columbia eliminou um comentário de áudio sobre os efeitos visuais, com a participação de vários membros da equipe por eles responsável. Completando os extras do disco 1, temos documentários da web (Figurino, Perguntas e Respostas - com produtores e Alfred Molina participando de uma convenção de Quadrinhos - J.Jonah Jameson, Peter Parker e Mary Jane Watson), o vídeo musical da canção "Ordinary", por Train (a edição brasileira também perdeu o clipe de "I Am", com Killing Heidi), trailer de Homem-Aranha 2 e de outros filmes da Sony e um vídeo com erros de gravação - bem tolinhos, na verdade. Mas o melhor está concentrado no disco 2, e o destaque absoluto é o documentário de duas horas "Fazendo o Extraordinário", que cobre praticamente todos os aspectos da produção. Ele é dividido em várias seções, e pode ser assistido na íntegra ou acessando individualmente cada capítulo. De um modo geral é um  dos melhores making ofs surgidos recentemente, e nele se destaca o diretor Sam Raimi, sem dúvida o grande responsável por levar o Aranha às telas em filmes de tão boa qualidade. Os extras seguem com alguns featurettes - "Um Herói em Crise", "Oito Braços para Abraçar Você" e "As Mulheres de "Homem-Aranha", que tratam de alguns elementos ligados aos personagens, como a depressão de Peter, a orgem e a construção dos tentáculos do “Doc Ock” e as personagens femininas do filme. "Entre na Teia" é um vídeo de 12 minutos apresentando algumas cenas de bastidores em multi-ângulo. Também temos o trailer do jogo da Activision e um curto making of sobre a sua produção. Completando o material bônus, uma galeria de desenhos do artista Alex Ross e conteúdo para DVD-Rom.

CONCLUSÃO
Temos aqui, sem dúvida, um DVD caprichado da segunda aventura cinematográfica do Aranha, mas não pense que esta será a melhor versão digital do filme por muito tempo. Na Região 1 já saiu também a versão Superbit, com qualidade de som e imagem superior, e além disso a Columbia pretende lançar, em breve, uma espécie de Homem-Aranha 2.5, que incluirá várias cenas adicionais. O Aranha e os executivos da Columbia não poderiam estar mais felizes...

MENUS

DVDs COMENTADOS