STARGATE SG-1 - PRIMEIRA TEMPORADA
Direção: Vários
Elenco:
Richard Dean Anderson, Michael Shanks, Amanda Tapping, Christopher Judge, Don S. Davis, Alexis Cruz, Vaitiare Bandera, Peter Williams
Distribuidora: Fox/MGM
Duração: 968 min.

Região: 4

Lançamento: 15/09/2005

Nº de discos: 5
Cotações:
Filme:
DVD:

Comentários de
Jorge Saldanha

A SÉRIE
Um ano após os eventos mostrados no filme Stargate (1994), o portal intergaláctico que permite a viagem interestelar instantânea, deixado na Terra por uma antiga civilização extraterrestre, está praticamente abandonado em uma instalação militar. Quando inesperadamente reativado, dele saem soldados usando capacetes em forma de serpente, liderados pelo Goa’uld Apophis (Peter Williams). Os alienígenas matam vários soldados e partem levando uma deles, e o General George Hammond (Don S. Davis) convoca o Coronel Jack O'Neill (Richard Dean Anderson) para, via Stargate, ir ao planeta Abydos. Lá o arqueólogo Daniel Jackson (Michael Shanks), que poderá dar alguma pista sobre o destino dos alienígenas, vive casado com a nativa Sha're (Vaitiare Bandera). Quando O’Neill lá chega, Jackson lhe informa ter descoberto uma rede de Stargates espalhados por toda a galáxia. Não demora muito para que Apophis e seus homens cheguem também a Abydos, raptando Sha're e o jovem amigo de O'Neill Skaara (Alexis Cruz), para que sejam hospedeiros das formas larvais de sua esposa e filhos. O'Neill e Jackson voltam à Terra, e o Presidente dos EUA determina a reativação do portal e a criação de nove equipes SG que, além de levarem a cabo missões interestelares de exploração, também deverão determinar a ameaça potencial dos Goa’ulds. O'Neill é designado comandante da equipe SG-1, integrada por Jackson, a Capitão/astrofísica Samantha Carter (Amanda Tapping) e o Teal’c (Christopher Judge), um ex-soldado Jaffa de Apophis que se rebelou contra a tirania de seu antigo líder.

Hoje está na moda fazerem-se filmes baseados em séries de TV. Porém, em 1997, Stargate SG-1 tomou um rumo inverso: além de ser baseada num filme, a série de fato é uma continuação direta dele, e não uma reinvenção. O filme Stargate era estrelado por Kurt Russell (O'Neill ) e James Spader (Jackson), e consagrou a dupla Roland Emmerich e Dean Devlin, que nos anos seguintes realizariam blockbusters como Independence Day, Godzilla e O Dia Depois de Amanhã. Previsivelmente, na sua transição para a telinha, Stargate SG-1 teve de sofrer modificações: Jonathan Glassner e Brad Wright assumem os lugares de Emmerich e Devlin, que não quiseram envolver-se em um projeto televisivo); e os dois atores principais foram respectivamente substituídos por Richard Dean Anderson (o eterno McGyver) e o desconhecido Michael Shanks. Adicionalmente alguns conceitos do filme foram modificados, como a caracterização dos alienígenas Goa’ulds, que em sua passagem pela Terra, há milênios, eram considerados deuses pela humanidade. No filme, o vilão Ra era uma criatura fisicamente semelhante aos alienígenas de Arquivo X, que se apossou de um corpo humano; já na série, Apophis e outros Goa’ulds são, na realidade, parasitas em forma de vermes que necessitam de um corpo humano para se hospedarem. De resto, o programa dá um razoavelmente fiel seguimento à mitologia iniciada no filme. Stargate SG-1, se levarmos em consideração que continua em produção (nos EUA já está na nona temporada) e que deu origem à spin-off Stargate Atlantis (por lá já em seu segundo ano), pode ser considerada uma das séries de ficção científica mais bem sucedidas da história da televisão. No Brasil, sua oitava temporada pode ser acompanhada pelo canal pago Fox.

O DVD
Em conteúdo e aparência, este box é praticamente o mesmo que foi lançado pela MGM na Região 1 em 2001. Portanto, por não ser um produto de concepção atual, tem que se dar um desconto para algumas precariedades que ele apresenta e que foram corrigidas nos boxes subseqüentes. Os discos vêm em embalagens individuais Amaray simples, por sua vez acondicionadas em uma luva de cartolina plastificada. O resultado é um box volumoso demais para seu conteúdo de apenas cinco discos. Os menus são simples e estáticos (inclusive os do disco 1 não seguem o padrão dos outros). Cada DVD contém de três a cinco episódios da primeira temporada (21 no total), em ordem cronológica. À exceção do episódio piloto “Os Filhos dos Deuses”, nos demais a abertura tradicional foi substituída por outra mais dinâmica, onde o rosto dos atores e cenas dos episódios acompanham os créditos (no padrão da abertura que passou a ser utilizada a partir da sétima temporada). Falando no piloto, sua versão aqui disponibilizada é a mesma “sem censura” que já havia sido lançada em VHS, que inclui um generoso nu de Sha're na cena em que ela é impregnada com a larva Goa’uld. Os episódios são apresentados no seu aspect ratio original 1.78:1, em widescreen anamórfico, e apesar de notarmos em vários momentos granulação e um pouco de falta de nitidez, a qualidade da imagem é superior à das exibições na TV. Até porque aqui no Brasil esta temporada foi exibida somente no canal pago MGM, que não pode ser tomado como um bom exemplo de qualidade de som e imagem. Além do áudio em espanhol, a dublagem original em português foi incluída, mas além da qualidade ser inferior ao áudio em inglês, considero-a ruim. Prefira o som original em inglês Dolby 2.0, que até por estarmos tratando aqui de uma série de TV, surpreende pelo dinamismo nas cenas de ação e pelo realce que dá à trilha musical (tema de David Arnold, trilhas incidentais de Joel Goldsmith, filho do grande Jerry). As legendas estão disponíveis nos idiomas português, inglês e espanhol.

OS EXTRAS
Comparados aos extras disponíveis em boxes de outras séries, como Arquivo X e Alias, o material suplementar presente nesta primeira temporada de Stargate SG-1, legendado em português, é um tanto tímido. Limita-se a trailers e alguns featurettes curtos (com duração de quatro a seis minutos, com formato de tela full e áudio 2.0). São eles Elenco e Produção, Trailers Promocionais (disco 2), Perfil do General Hammond (disco 3), Perfil da Capitão Carter, Por trás das cenas com os Produtores de Stargate SG-1 (disco 4) e Stargate SG-1 – Figurinos (disco 5).

MENUS

DVDs COMENTADOS