STAR WARS EPISÓDIO i - A AMEAÇA FANTASMA
Direção: George Lucas
Elenco:
Liam Neeson, Ewan McGregor, Natalie Portman, Terence Stamp
Distribuidora: Fox
Região: 4
Lançamento: 2001

Nº de discos: 2
Cotações:
Filme:
DVD:

Comentários de
Jorge Saldanha

Em 1977, o mundo foi tomado de assalto por uma maravilhosa aventura de ficção-científica, fruto da obstinação de um jovem cineasta cujo maior sonho era fazer uma nova versão de Flash Gordon. O filme era Guerra nas Estrelas (Star Wars) e o seu diretor, George Lucas, que à época já dirigira dois filmes bem sucedidos: THX 1138 (1971) e Loucuras de Verão (1973). Após as seqüências O Império Contra-Ataca (1980) e O Retorno de Jedi (1983), Lucas aparentemente abandonara a intenção de dar seguimento ao plano original de nove filmes, apesar de já ter escrito o esboço da trama que seria desenvolvida nos três próximos episódios (que cronologicamente seriam os primeiros). Seus esforços foram concentrados em novos projetos como produtor, no desenvolvimento de efeitos especiais através da sua famosa Industrial Light and Magic (ILM), e no aprimoramento de sistemas de som para cinema e Home Theater, como a certificação THX. Porém, desde Indiana Jones e a Última Cruzada (1989), Lucas não estivera envolvido diretamente em um grande sucesso do cinema. E pior, dois projetos nos quais depositara grande esperança, Howard - O Super-Herói (1986) e Willow (1988), fracassaram perante o público e a crítica.

Assim, no início dos anos 90, sentindo a necessidade de retornar ao cinema em grande estilo, Lucas capitulou e começou a pensar seriamente em retomar seu maior sucesso. Em 1995, enquanto Lucas começava a escrever o roteiro do novo filme, a Lucasfilm começou a restaurar os três filmes originais, adicionando novas cenas e aperfeiçoando, com o uso do computador, várias seqüências de efeitos visuais. A Edição Especial da trilogia original de Guerra nas Estrelas foi lançada em 1997, e finalmente, no início de 1998, foram realizadas as primeiras tomadas de A Ameaça Fantasma. Na área musical, o veterano John Williams foi novamente convocado para compor e reger as melodias da Força. A elite de técnicos da ILM deixou de lado filmes como Tropas Estelares e Jornada nas Estrelas: Insurreição, para dedicar-se exclusivamente à criação de efeitos em larga escala. No roteiro, além de versões mais jovens de alguns personagens já conhecidos, foram introduzidos novos, porém equivalentes aos originais, com algumas variações.

George Lucas somente não obedeceu o padrão do primeiro filme na escalação do elenco. Se em Guerra nas Estrelas, graças ao magro orçamento, os astros eram os quase desconhecidos Harrison Ford, Mark Hammil e Carrie Fischer, secundados pelos veteranos Alec Guiness e Peter Cushing, os agora generosos US$ 110 milhões de orçamento permitiram contratar Ewan McGregor, Liam Neeson, Natalie Portman, Samuel L. Jackson e Terence Stamp, atores bem conhecidos do público contemporâneo. Em A Ameaça Fantasma, o mestre Jedi Qui-Gon Jinn (Neeson) e seu jovem pupilo, Obi-Wan Kenobi (McGregor) são enviados ao planeta Naboo, a fim de impedir diplomaticamente uma invasão da Federação Comercial. Incapazes de evitar o conflito pacificamente, a dupla entra em ação e consegue salvar a jovem rainha Amidala (Portman) e se une ao alienígena da raça Gundan chamado Jar Jar Binks. Um perigoso Lorde Negro de Sith, Darth Maul (Ray Park), é então enviado para recuperar a rainha. É durante a fuga que eles fazem uma parada no planeta Tatooine, onde o jovem Anakin Skywalker, então com 9 anos, e sua mãe (Pernilla August), vivem como escravos. Enquanto sua nave é recuperada, Qui-Gon Jinn percebe que Anakin possui habilidades especiais e demonstra interesse em treiná-lo. Porém, antes de tornar-se tutor do menino, o Mestre precisa pedir autorização do Conselho Jedi, integrado por Yoda (Frank Oz) e Mace Windu (Jackson). A fim de conquistar a liberdade, Anakin participa de uma corrida ilegal de "pod racers" patrocinada pelo chefão local, Jabba The Hutt. A próxima parada é o planeta Coruscant, centro político e social da República Galáctica, que abriga o Senado e o lendário Conselho Jedi. Qui-Gon Jinn acredita que Anakin pode tornar-se um poderoso aliado no futuro. Porém, quando Obi-Wan apresenta o menino a Yoda, este pressente que há algo errado com ele. Apesar de ter negado o pedido de Qui-Gon Jinn para treinar Anakin, o Conselho concorda em enviar ajuda a Naboo. E está traçado o quadro para o confronto final...

A recepção dos críticos não foi favorável. Efetivamente, o filme possui quebras de ritmo, problemas de roteiro, um personagem digital, Jar-Jar Binks, que todo mundo detestou, e principalmente, não utiliza todo o potencial do vilão Darth Maul. Mesmo assim, A Ameaça Fantasma é o tipo de filme perfeito para ser assistido e ouvido em DVD, até porque os dois discos estão repletos de atrações: o disco 1 apresenta o filme remasterizado pela THX para qualidade superior de som e imagem, em formato widescreen anamórfico e áudio Dolby 5.1 (com comentários de Lucas, do produtor Rick McCallum e membros da equipe técnica. legendados em português); já no disco 2 temos vários extras, também legendados: sete cenas deletadas, "O começo", documentário inédito, de uma hora de duração, storyboards Multi-ângulo para animações digitais, cinco seqüências de bastidores, clipe da música "Duel of the Fates", o 'Diário de Lynne', galerias com imagens de posters e fotos da produção, e os trailers oficiais.

DVDs COMENTADOS