SUPERNATURAL – A PRIMEIRA TEMPORADA COMPLETA
Direção: Vários
Elenco:
Jared Padalecki, Jensen Ackles, Jeffrey Dean Morgan
Distribuidora: Warner
Duração: 936 min.
 

Região: 4

Lançamento: 10/10/2006

Nº de discos: 6
Cotações:
Filme
DVD

Comentários de
Jorge Saldanha

A SÉRIE
Sam (Jared Padalecki) e seu irmão mais velho, Dean (Jensen Ackles), possuem um segredo em seu passado. Quando Sam era bebê, uma força demoníaca entrou em sua casa e matou a mãe de ambos. Após a tragédia seu pai, John (Jeffrey Dean Morgan), obcecado em encontrar e destruir o que quer que seja que a tenha assassinado, treina Dean para ajudá-lo na caça e destruição de criaturas malignas. Sam, ao sair da faculdade, recusa-se a seguir os passos do pai e de Dean, querendo apenas arranjar um emprego e viver com sua namorada. Porém seus planos poderão mudar: Dean o procura para informar que John desapareceu, e que precisa da sua ajuda para encontrá-lo.

Supernatural (ou, na tradução usada pelo SBT, Sobrenatural) é uma criação de Eric Kripke, cujo sonho era fazer uma série que envolvesse criaturas sobrenaturais, lendas urbanas e homenagens a filmes de horror. Além disso, e apesar de suas negativas, as referências e homenagens a séries como Kolchak e os Demônios da Noite, Buffy, A Caça Vampiros, Angel e Arquivo X são mais do que evidentes, até pelo envolvimento de veteranos desta última, como David Nutter e John Shiban, na produção. O fato é que a criação de Kripke foi a única série inédita do gênero, da temporada de 2005, que foi renovada para um novo ano, tendo sido mais bem sucedida inclusive que a nova versão de Kolchak, que morreu na praia após apenas 10 episódios produzidos. Se Supernatural irá atingir o sucesso de público e crítica de Arquivo X e Buffy em seus bons tempos, só o tempo dirá. O fato é que a primeira temporada do programa trouxe vários episódios interessantes e até perturbadores, e bem cedo conquistou uma jovem audiência cativa na Warner. Para tanto, também ajudou o elenco jovem e bonito, bons efeitos visuais, edição com cortes rápidos e a trilha sonora que usa muito rock. Algumas tramas vão além do horror teen e apresentam um bom conteúdo dramático, o que faz com que a série tenha tudo para amadurecer ao longo das próximas temporadas - juntamente com seu par de protagonistas. A segunda temporada estréia no Brasil em novembro, pelo canal pago Warner Channel.

O DVD
Supernatural: A Primeira Temporada Completa chega ao Brasil em seis DVDs tecnicamente idênticos aos lançados em setembro nos EUA, que inclusive já traziam legendas em português. A dublagem em português ouvida nas exibições pelo SBT não foi incluída (particularmente não gosto de dublagem, mas sei que isso faz falta para muitos), o único idioma oferecido é o original em inglês, em Dolby 2.0. Apesar dele ser de qualidade, pelas características da série podemos concluir que uma faixa de áudio 5.1 fez falta para realçar a ambientação e os sustos. A excelente imagem dos 22 episódios, sem defeitos de transferência aparentes e com pretos bem sólidos, está no formato original widescreen anamórfico 1.78:1. As legendas estão disponíveis em português, espanhol, inglês e francês. Os menus são estáticos, porém atraentes. No que se refere à embalagem, o box original digistack foi substituído por duas embalagens Amarays para três DVDs, nos moldes das que a Warner já vem empregando há alguns lançamentos. Em cada uma destas embalagens, no lugar do suporte adicional para o segundo DVD, como há nas Amarays para dois discos, temos um suporte de dupla face que acomoda um DVD de cada lado. Como é necessário pressionar o suporte para soltar o disco, corre-se o risco de soltar os dois, portanto é necessário um certo cuidado na operação. As duas Amarays são envoltas por uma fina luva de cartolina.

OS EXTRAS
Os extras deste primeiro box de Supernatural não são de outro mundo, porém estão longe de ser desprezíveis. Eles incluem comentários em áudio de Eric Kripke, David Nutter e Peter Johnson no episódio “Piloto” e de Jared Padalecki e Jensen Ackles em “O Viajante Fantasma”, e cenas eliminadas nos episódios “Piloto”, “Wendigo”, “O Viajante Fantasma”, “Homem Gancho”, “Volta ao Lar”, “Espantalho”, “Fé” e “Pesadelo”. Os comentários da equipe e do par de atores principais são interessantes e trazem informações sobre a produção, inclusive antecipando algumas tramas, porém infelizmente não foram legendados em português. Já as cenas eliminadas, felizmente, foram legendadas. Este material pode ser acessado selecionando-se, ao lado do nome do episódio respectivo, os ícones de um microfone e de uma tesoura, ou então diretamente no menu de informações especiais. Mas a maioria do material bônus, com legendas em português, vídeo wide anamórfico e áudio em inglês 2.0, está no disco 6, que inclui até dois easter eggs – um agradecimento de Kripke aos seguidores da série, e dois curtos créditos iniciais não utilizados (dica: estão no menu de Informações Especiais, e são fáceis de achar). O primeiro extra é o making of de 22 minutos Supernatural: Contos da Escuridão, que traz depoimentos do criador Eric Kripke, do produtor Peter Johnson, do produtor executivo McG, dos diretores/produtores Robert Singer e David Nutter, de Jensen Ackles, Jared Padalecki e de outros membros da equipe. A seguir temos o featurette de 10 minutos “Um Dia na Vida de Jared e Jensen”, onde acompanhamos a dupla no bastidores das filmagens. Completam os extras sete minutos de erros de gravação, galeria de fotos e conteúdo para DVD-ROM, que dá acesso a um “site secreto” que contém uma prévia da segunda temporada apresentada por Eric Kripke e o roteiro original do episódio piloto (este conteúdo está apenas em inglês).

MENUS
Os menus são estáticos, com imagens dos dois protagonistas.

DVDs COMENTADOS